Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Marron Oficina da Castanha: espaço em Bragança celebra pura e exclusivamente o fruto de outono

Com o objectivo de combater a sazonalidade da castanha e, ao mesmo tempo, promover este produto surgiu, em Bragança, o Marron Oficina da Castanha.
Apresentando-se como o primeiro espaço do país especializado na castanha e seus derivados, veio nascer, precisamente, naquela que é a maior região produtora nacional e uma das principais da Europa: a Terra Fria Transmontana. Segundo João Campos, da empresa, a transformação da castanha ainda não é uma realidade muito presente em Portugal. "A ideia foi sempre agarrar num produto da região e promovê-lo, desenvolvê-lo e expandi-lo e, dentro dessa linha de pensamento, nada melhor que pegar no petróleo transmontano: a castanha. Sempre achei, noutra actividade que tive, que a castanha é um produto com grande potencial mas vende-se muito em fresco e vende-se pouco transformada, em Portugal".

João Campos salienta ainda que o espaço surge para promover também as pequenas produções e dar a conhecer as maiores para que sirvam de exemplo. "Aquilo que vai aparecendo, e tem aparecido muita coisa no mercado, são pequenas produções e a ideia de um espaço como este é promover essas pequenas produções e agarrar em exemplos de maior escala, que existam na Europa, e trazê-los para cá e divulgá-los para que os produtores da Terra Fria e da Padrela os sigam e façam uma transformação com maior quantidade. Assim, poderão entrar nos mercados internacionais porque tudo que temos em Trás-os-Montes, a nível de transformação, fica um pouco pelo mercado local".

O Marron Oficina da Castanha, além de uma mercearia com vários produtos à base deste fruto, conta ainda com um pequeno centro interpretativo onde é possível encontrar, por exemplo, uma colecção inédita de assadores de castanha. O espaço conta ainda com uma área para workshops sendo que todas as valências são apoiadas por uma cafetaria e bar. Este é um projecto apoiado em 90% pelo Turismo de Portugal, num total de 166 mil euros.









Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário