Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 23 de abril de 2019

Vimioso investe em iluminação pública LED para diminuir factura energética

O município de Vimioso está a investir perto de 830 mil euros na substituição de quase quatro mil lâmpadas convencionais por outras de tecnologia LED.
Por ano, a autarquia tinha uma despesa de meio milhão de euros com a iluminação que tinha instalada. O presidente da câmara, Jorge Fidalgo, sublinha que a redução do valor a pagar será significativa.

“O município tem uma despesa de cerca de 500 mil euros e se conseguirmos reduzi-la, que seja em 100/200 mil euros, é significativo, principalmente quando terminarmos a devolução ao Fundo de Eficiência Energético. Poderemos vir a conseguir esses níveis de poupança porque estas lâmpadas têm muito menos consumo e elas ficam reguladas, a partir da meia-noite, para terem menos intensidade”, justificou o presidente da câmara de Vimioso.

Jorge Fidalgo garante que dentro de três a quatro meses o trabalho estará concluído.

Esta empreitada resulta de uma candidatura ao "Norte 2020 - Eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas da Administração Local" que recebeu o visto do Tribunal de Contas na semana passada. Os trabalhos já estão em curso sendo que, por exemplo, na aldeia de Algoso as luminárias estão praticamente todas trocadas.

“O objectivo é reduzir o consumo energético mas também as emissões de CO2”, salvaguardou ainda o autarca.

A empreitada abrange a vila e 19 aldeias e se se cumprir, Vimioso poderá ser o primeiro concelho do distrito inteiramente dotado de iluminação pública LED. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário