Faltam poucos dias para o Carnaval, e na aldeia de Podence, no município de Macedo de Cavaleiros, os Caretos já fazem o ‘aquecimento’ para aquele é considerado o carnaval mais autêntico e genuíno de Portugal. E eu fui até lá ver os últimos preparativos, neste que é um ano muito especial. A resposta à candidatura das “Festas de Inverno – Carnaval de Podence” a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. A única candidatura a representar Portugal, na XIV reunião do Comité Internacional, em dezembro próximo.
Chego a Podence, a pequena grande aldeia do nordeste Transmontano, e começo a ver e a fotografar cada uma das manifestações desta singular tradição ancestral. Várias máscaras, de grandes tamanhos penduradas pelas casas, murais gigantes a ocupar paredes, portas, janelas de casas. Cores fortes e vivas – vermelhos, pretos, amarelos, verdes,…- em tudo. E depois eles, os caretos! Mascarados e vestidos com fatos vistosos e volumosos, saltam e correm pelas ruas com paus e chocalhos à cintura. Objetivo, apanhar e chocalhar mulheres e raparigas numa espécie de provocação animada e divertida.
São imagens enigmáticas, diabólicas e misteriosas. E bonitas! Procuram dizer adeus ao inverno (rigoroso e escuro), e dar as boas-vindas à primavera, de forma eufórica. Um ritual entre o pagão e o religioso que se perde no tempo. Ameaçado pela falta de caretos nos anos 60 e 70, hoje está mais vivo que nunca. E para isso, muito contribuiu em 2004, a Casa do Careto. Um espaço museológico que perpetua a história, a tradição e a identidade desta tradição. Vá até lá! Mais que conhecer e viver uma tradição de Podence, de Macedo de Cavaleiros, de Bragança e de Trás-os-Montes, é Portugaaaaaal!
Nasci em Vila Real, portanto sou transmontana e nortenha de coração cheio, desde 1982. Desde logo tive ao meu lado a minha melhor amiga. Sim, tenho a felicidade de ter uma irmã gémea, com a qual partilhei e ainda partilho quase tudo, sorte esta! O mesmo já não se pode dizer do mano mais velho, com quem não partilho tanto, mas com quem comungo muitos gostos (viva o FCP!), e viva a vida rural. Os Pais? Bem, foram e ainda são aquilo a que chamamos do melhor, e que berço maravilhoso me proporcionaram. Sobrinhos? Quatro. Titi super orgulhosa, ou também a super-tia, como já me apelidaram, e bem. Muito bem! São o açúcar mais doce da minha família, e da minha vida.
Licenciei-me em Matemática Aplicada (UTAD, Vila Real), depois achei que devia ser mestre em Marketing (ISEG, Lisboa), e fui, e ultimamente formei-me em design (LSD, Porto).
A experiência profissional, de quase 10 anos em Lisboa, iniciou ainda na licenciatura com ligação à universidade (ISEG), depois seguiu-se um período pelo mundo dos transportes, e a chegada à banca onde estive envolvida mais de oito anos.
Em finais de 2014 resolvi fazer mais que um career break, uma espécie de time off. E assim tenho vivido, em time off!
O blogue nasce em 2017, resultado do time off que resolvi colocar à minha vida. Mudei de vida!
Após 10 anos de carreira profissional e numa situação estável, deixei aquilo que era a zona de conforto, para abraçar um mundo diferente, em que tudo era incerto e indefinido, e que mundo tem sido este! Apostei num período em Londres (downtown), onde vivi vários meses. Investi em formação, integrei um programa de voluntariado, e vivi a cidade! Estive um mês em Bali, explorei a ilha e vivi uma viagem inesquecível.
Tenho viajado, fora e dentro de Portugal, mas também tenho estado em pause. Aproveito o sossego e a calma que nos dá a vida no campo. Sim, gosto da Vida da aldeia. Faz-me bem! Mas também gosto do meu time off no mundo urbano, nas ruas repletas de gente, a ver moda e a comprar roupa, no mundo da jardinagem, em horas à mesa em grandes conversas, a apreciar interiores (design e decoração), em risadas entre amigos, de saídas à noite (mas com horas de regresso!), em romarias, das sestas durante o dia, nas feiras e nos mercados, em mesas fartas, a dançar, a usufruir do sol quente e do mar agitado.
Aqui partilho um pouco daquilo que tem sido o meu time off, sobretudo pelo ‘nosso Portugal’. As viagens, as aventuras e as experiências, tudo acompanhado de fotos. Muitas fotos. Em 2018 juntou-se um livro, e em 2019, os Roteiros, Roteiros Time Off!
in:timeoff.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário