Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Alunos de Gerontologia do IPB animam idosos do centro paroquial de Rebordãos

O fado alegrou a manhã de ontem dos utentes do centro paroquial de Rebordãos. A ideia surgiu dos alunos e docentes do curso de Gerontologia do Instituto Politécnico de Bragança.
Com palmas, sorrisos e até algumas lágrimas, por alguns momentos, a solidão desapareceu. "Gostei muito. O 'Xaile da Minha Mãe' emocionou-me muito, até me vieram as lágrimas", contou um utente. "Para nós era todas as quintas-feiras ou todos os dias", disse outro utente.

Segundo Francisca Dias, directora técnica do centro paroquial, este género de actividades devem repetir-se mais vezes, como forma de distracção, uma vez que a maior parte dos idosos de Rebordãos vivem sozinhos. "A maior parte deles vive sozinho, com familiares por perto, e nós temos a iniciativa de os trazer para aqui, fazendo actividades diferentes, para que os possamos juntar e tirar da solidão em que vivem diariamente".

O momento musical de fado não só foi uma mais-valia para os utentes como para os alunos de Gerontologia. A actividade teve ainda o objectivo de aproximar os estudantes da realidade que vão contactar em breve, explica Carlos Afonso, professor do IPB. "A gerontologia não é só feita de oratória e retórica, também é feita de contacto humano. É importante mobilizar este tipo de convívio. O que me fez fazer esta iniciativa é porque a gerontologia enfrenta os desafios de um ciência emergente e nada melhor que ir para terreno".

Os utentes do centro paroquial de Rebordãos receberam, ontem, os alunos de Gerontologia do IPB e a fadista Carla Silva que animou a manhã.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário