Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Antigo aluno da Esproarte admitido na Orquestra Nacional da Bélgica

Ricardo Vieira, violinista de Mirandela, foi admitido como reforço da orquestra nacional da Bélgica. É mais um passo importante para o antigo aluno da ESPROARTE – Escola Profissional de Arte de Mirandela – para atingir o seu grande objectivo que passa por integrar os quadros de uma orquestra de classe internacional, de forma permanente.
Decidiu candidatar-se à orquestra nacional daquele país e recentemente recebeu a boa novidade de que foi admitido como reforço. Ricardo não esconde a felicidade e entende que se trata de uma mais-valia para o seu percurso nesta arte. “Fiquei muito contente, porque se trata de uma orquestra muito reconhecida aqui na Bélgica, até porque acompanha um dos maiores concursos internacionais que é o Queen Elisabeth, e com esta minha entrada vou poder fazer alguns projectos com eles durante o ano”, frisa.

Para além deste novo projecto, Ricardo Vieira também é músico colaborador na orquestra filarmónica portuguesa e está na lista de instrumentistas suplementares da Orquestra Gulbenkian.

O violinista mirandelense considera que integrar todos estes projectos acabam por lhe dar experiência e currículo que podem ser úteis no futuro. “É bom ter estas experiências, porque fazem-nos crescer”, adianta.

Mas o grande objectivo de Ricardo é poder vir a fazer parte de uma grande orquestra internacional de forma permanente. “Neste momento, para estes projectos que tenho vou sendo convidado com regularidade, mas o que eu queria mesmo era conseguir um lugar fixo numa orquestra e isso é muito difícil porque há muita gente a concorrer e eles são muito selectivos”, afiança.

O sonho de Ricardo Vieira, o violinista que começou a estudar música na Escola Profissional de Arte de Mirandela. Tirou a licenciatura em Música, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e já estudou violino na escola de música de Genéve, na Suiça.

Ricardo também já foi seleccionado, em dois anos consecutivos, para a Orquestra de Jovens do Mediterrâneo, que integra cerca de 80 músicos de duas dezenas de países e participou diversas vezes na Orquestra XXI formada inteiramente por músicos portugueses a trabalhar no estrangeiro.

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário