Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

GNR de Bragança almoça com idosos mais sozinhos para lhes dar um Natal de afetos

Alguns idosos do distrito, que vivem sozinhos e que, possivelmente, também não têm companhia nesta quadra, receberam, ontem, dos presentes mais especiais que se pode dar: afecto e companhia. 
Os militares da GNR de Bragança, da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, que vão tendo, ao longo do ano, um trabalho de maior proximidade com os idosos, e reconhecem os mais vulneráveis e isolados, juntaram-se e trouxeram algumas destas pessoas até ao posto.

Debaixo da Árvore Solidária, os militares entregaram os presentes que compraram para lhes oferecer e em troca receberam a companhia dos mais velhos para almoçar. “O que estou a achar? Maravilhoso. É diferente”, disse Maria Luísa, de Lagoa, no concelho de Macedo de Cavaleiros. “Moro sozinho... tenho que cozinhar, lavar a roupa, fazer tudo”, confessou Manuel António, de Cabeça de Igreja, concelho de Vinhais. “Acho bem e muito especial. É um convívio que gostamos e agradecemos”, sublinhou Belariano Borges, de Sobreda, Macedo de Cavaleiros.

Até à GNR de Bragança vieram 13 idosos, dos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais, mas foram sinalizados 24 em situação de maior isolamento e vulnerabilidade, no âmbito do Programa Idosos em Segurança, que aproxima a autoridade dos mais velhos.

Segundo o Tenente-Coronel Carlos Felizardo, comandante da GNR de Bragança, esta é uma forma de dar um Natal mais aconchegado a quem precisa. “Alguns deles, como estão isolados, irão passar o Natal sozinhos. Aqui, no comando territorial de Bragança, temos 3800 idosos sinalizados e conseguimos chegar a 2200. É indescritível ver a alegria com que estão aqui e se associaram a nós”.

Estes idosos, sinalizados no âmbito da operação “Censos Sénior”, como estando em situação de especial vulnerabilidade, têm idades compreendidas entre os 71 e os 105 anos e pertencem aos concelhos de Bragança, Vinhais e Macedo de Cavaleiros.


Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário