Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

TRADIÇÕES DE TRÁS-OS-MONTES ASSINALAM O INÍCIO DO INVERNO - PARA CONHECER NO MUSEU IBÉRICO DA MÁSCARA

O Museu Ibérico da Máscara e do Traje em Bragança é o palco de uma cultura única desta região de Trás-os-Montes com o riso e a critica social a vestirem-se de cor e a serem reveladas pelas máscaras.
Esta tradição foi distinguida pela Unesco através dos caretos de Podence e estende-se ainda à província espanhola de Zamora. Todas esta dinâmica está ilustrada no Museu.

Quando entramos no MUSEU Ibérico da Máscara e do Traje a primeira impressão é o imenso colorido e a riqueza da imaginação revelada pela meia centena de mascarados.
créditos: Andarilho
Os trajes, as máscaras e os materiais utilizados revelam muita criatividade e também uma cultura única que é vivida no Carnaval e em particular no solstício de Inverno que é assinalado durante 12 dias, a partir do dia 21 de Dezembro.
créditos: Andarilho
É um momento muito especial para estas comunidades. Há vários séculos que vivem com intensidade esta época e as vivências e tradições transmitidas de modo oral constituem um valioso património cultural. Segundo António Tiza, Presidente da Academia Europeia da Máscara, é a época do ano com mais festividades o que também é único em todas as regiões portuguesas.


Uma outra atividade do solstício de Inverno é a visita às casas. Os caretos são liderados pelos mordomos e vão bater à porta das habitações. Saúdam com alguma formalidade os donos e recebem ofertas que são depois colocadas em varas criadas para esse efeito.
créditos: Andarilho
O ritual é sempre com música e com a gaita de foles. É a “música sagrada”. No Museu Ibérico da Máscara e do Traje há algumas gaita de foles e muitos outros objetos. O edifício tem três pisos.
créditos: Andarilho
Há muitas e diversas máscaras e também instrumentos e fotografias de artesãos que as produzem recorrendo a materiais e a representações da mitologia local.
créditos: Andarilho
Além do distrito de Bragança e da província de Zamora, o Museu está a recolher objetos alusivos ao Carnaval em algumas partes da província de León.
créditos: Andarilho
O Museu está no centro histórico de Bragança, na Cidadela, muito próximo do castelo.

ANDARILHO

Sem comentários:

Enviar um comentário