(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")
Quando, no final de Janeiro, de 1901, faleceu Verdi, as ruas de Milão, coalharam-se de mais de duzentas mil pessoas, para se despedirem do grande e riquíssimo compositor, que havia destinado a fortuna a Fundação, por ele criada, para acolher artistas idosos.
Mas, antes de alcançar a celebridade, e a enorme fortuna, Verdi, passou muitas dificuldades financeiras.
Filho de pobre negociante de vinho, raramente convivia com jovens da sua idade. Extremamente tímido, brincava sozinho; e sozinho passava os dias, apartado de todos.
Aos sete anos, coadjuvava nas tarefas da paróquia, e aprendia música com o organista, que tocava nas cerimónias religiosas.
Este, entusiasmado com o talento do rapaz, não se cansava de o gabar, por todos os locais de Busseto.
António Barezzi, era Presidente da Sociedade Filarmónica de Busseto, e proprietário de mercearia, muito afreguesada. Ouviu falar do talento musical de Verdi, e resolveu auxiliá-lo.
Inscreve-se, então, no Conservatório… mas fica reprovado! …Foi, depois, discípulo do Maestro Lavigna.
Por mero acaso, convidaram-no para substituir o Chefe de Orquestra, na estreita de: “Criação”, de Haydn.
Verdi, apesar de receber várias propostas, regressa a Busseto, dedicando-se a ensinar música e a dirigir a Filarmónica.
Com vinte e seis anos, escreve a primeira ópera. Vive com dificuldade. A ópera agradou à Editora Ricordi, que a comprou. Também o empresário Merelli, encomendou-lhe três óperas.
Morre Margherita, sua mulher, filha do benfeitor Barezzi de Busseto. Bastante abalado, continua a trabalhar, afincadamente.
Entretanto Solera, escreve obra sobre Nabucodonosor. Inspirado no livro, Verdi, compôs: “Nabucco”.
Na estreia, Verdi, está presente na orquestra. Foi um sucesso!
Mas…para admiração do compositor, uma manhã, todas as ruas, por toda a parte, só se ouvia e se falava: Verdi.
Atónito, descobre rapidamente, que não era em sua homenagem, mas sim ao Rei Emanuel, prestada pelos seus admiradores, de forma velada:
VERDI eram as iniciais de: Victor Emanuel Rei De Itália.
Por simples acaso, o compositor tornou-se famoso! …
Verdi, faleceu com 88 anos, a 27 de Janeiro, de 1901, cheio de glória.
Eis, em resumo, a biografia de rapaz pobre, que morreu rico. Rapaz introvertido, que se tornou famoso, pelo genial talento… e por simples acaso ou aproveitamento politico.
Humberto Pinho da Silva nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA. Foi redactor do jornal: “NG”. e é o coordenador do Blogue luso-brasileiro "PAZ".
Sem comentários:
Enviar um comentário