Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Programa “Aconchego” vai deixar jovens universitários e idosos mais próximos em Mirandela

Programa destina-se aos estudantes do ensino superior, não residentes em Mirandela, e aos seniores com mais de 60 anos de idade, residentes em Mirandela, que vivem sozinhos ou com o cônjuge. A ideia é combater o isolamento dos idosos e promover alojamento a custos reduzidos aos jovens que escolheram Mirandela como destino académico.
“Casa para quem estuda, companhia para quem precisa”. É este o lema associado ao programa “Aconchego” da câmara de Mirandela que foi apresentado na passada segunda-feira.

Criado em 2004 pela Câmara Municipal do Porto, e premiado internacionalmente, este Programa Aconchego já abrangeu mais de 400 pessoas na cidade invicta e o Município de Mirandela decidiu “pegar na ideia e adaptá-lo à realidade local”, refere Orlando Pires, vereador da câmara de Mirandela.

Pela experiência adquirida nos 15 anos em que o programa está a ser implementado no Porto, o vereador daquele Município, entende que esta iniciativa “tem permitido ultrapassar alguns obstáculos financeiros dos jovens estudantes, aproximar gerações e despertar os valores humanos”,avança Fernando Paulo.

No entanto, este processo exige que seja gerido com muito rigor, com vista a encontrar os pares perfeitos. Para tal, a equipa da ação social da autarquia “terá um papel preponderante na avaliação e posteriormente na monitorização dos candidatos”, adianta Orlando Pires

Ambos os vereadores entendem que este não pode ser visto “como um programa de massas, até porque é preciso adequar bem o perfil e a motivação que leva um sénior a disponibilizar a sua habitação a um jovem estudante e este saber respeitar o espaço de cada um”, sublinha Fernando Paulo.

E para isso, o trabalho de acompanhamento da equipa de acção social já será muito preenchido, “não conseguindo atingir o objectivos finais se houver uma grande adesão”.

Para o presidente da associação de estudantes africanos da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela, esta “é uma boa iniciativa dada a pouca oferta de quartos e o preço elevado dos que existem”. Wanderley Antunes não tem dúvidas que muitos dos estudantes que vêm dos países africanos de língua portuguesa “são potenciais candidatos a este programa”.

Também Leonel Xavier aplaude a implementação deste programa e até admite estar interessado em acolher jovens estudantes do ensino superior em sua casa, mas sugere que “seja alargado às aldeias do concelho e não seja apenas circunscrito à cidade”.

O Programa Aconchego em Mirandela está apresentado. "Casa para quem estuda, companhia para quem precisa" é o lema associado a esta ideia que a autarquia mirandelense irá implementar já durante este ano lectivo.

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário