Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Projectos transmontanos premiados pelo Programa Promove do BPI e da Fundação "la Caixa"

Dois projectos transmontanos estão entre os vencedores da segunda edição do Programa Promove do BPI e da Fundação "la Caixa", que apoia projectos-piloto inovadores das regiões do interior do país.
Um deles é um dispensador automático de medicação desenvolvido pela empresa brigantina Oldcare. O protótipo está a ser desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança.

“Vai poder conter medicamentos até 15 variedades. Sempre que são libertados os comprimidos e sempre que o utente faz a toma temos diversos sensores que identificam se foi retirado o comprimido e essa informação é comunicada à Oldcare e ao cuidador informal”, explicou Ana Isabel Pereira, do Centro de Investigação em Digitalização e Robótica (CEDRI).

Este dispositivo conta agora com o apoio de 150 mil euros. Segundo o director da Oldcare, Márcio Vara, este prémio será essencial para o desenvolvimento do protótipo do dispensador, que pode vir a resolver o problema de toma incorrecta da medicação pelos mais idosos.

Premiado foi também o projecto-piloto de Alfândega da Fé de implementação de uma solução eficiente e sustentável de gestão da água na rega e para evitar perdas.

Além destes projectos, os prémios distinguem ainda sete ideias inovadoras.

Uma delas é um sistema colaborativo, que está a ser desenvolvido por Filipe Alves, um dos alunos do CEDRI, que tem como objectivo colmatar falhas de comunicação entre instituições que prestam apoio a idosos em regiões de baixa densidade.

Foram ainda distinguidos os projectos de criação de corantes naturais e de um conservante natural para fumeiro que estão a ser desenvolvidos no Centro de Investigação de Montanha e um sistema de bombeamento de água abastecido a biomassa.

No total desta edição do Programa Promove foram apoiados oito projectos-piloto e sete ideias inovadoras.

Escrito por Brigantia
Foto: IPB 
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário