Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Concurso europeu distingue projecto de valorização da oliveira integrado pelo IPB

 O Instituto Politécnico de Bragança integra um projecto de valorização do património da oliveira que acaba de ser o vencedor de um concurso europeu.
A equipa portuguesa do consórcio, que está a desenvolver o projecto, é constituída por investigadores do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo, afectos a 4 instituições, entre elas o IPB, através da Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo.

Aida Carvalho, docente e investigadora, que representa o politécnico no projecto, explica que o resultado orgulha todos os envolvidos no projecto.

“No Olive4All, a distinção foi conseguida porque é um projecto que muito diz a todos os envolvidos e por isso “foi bem construído. Depois de reflectirmos sobre um elemento transversal a todos os investigadores, decidimos que a oliveira e o seu património, enquanto elemento de identidade territorial, seria uma oportunidade única. É um resultado que muito nos orgulha”, esclareceu a docente

Além do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo, o projeto está a ser desenvolvido por um consórcio que integra a Universidade de Avignon, na França, e pela Universidade de Salónica, na Grécia. O objectivo é estudar e promover o património olivícola, que se entende estar pouco valorizado na região euro-mediterrânica. Com esta distinção, as três instituições vão receber um financiamento de 550 mil euros para realizar estudos e promover iniciativas de valorização do património olivícola durante três anos.

O projecto ficou em primeiro lugar, entre 67 concorrentes, sendo que apenas 6 foram aprovados para financiamento. A candidatura para o concurso “Património Cultural, Identidades e Perspectivas: Responder às Sociedades em Mudança” foi apresentada em Setembro do ano passado. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário