Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Caretos de Podence saem à rua para celebrar o 2º aniversário da elevação a património da UNESCO

 Há dois anos, cantava-se vitória em Bogotá com a elevação das Festas de Inverno, Carnaval de Podence a Património Imaterial da Humanidade
Os protagonistas da tradição, os Caretos de Podence, saíram à rua este domingo, e como se de entrudo se tratasse, fizeram soar os chocalhos para assinalar a data. “Já tínhamos saudades. Podence hoje em dia é, se calhar, a aldeia com mais importância a nível nacional. Temos visitantes de Norte a Sul do país, ilhas e um pouco de todo o mundo, que tal como os caretos, levam o nome de Podence, do concelho de Macedo e de Portugal além fronteiras”, contou m careto. “Hoje foi um carnaval fora do normal, é melhor que nada, pois as saudades de chocalhar já são muitas. Independentemente da pandemia, durante estes dois anos tentamos festejar sempre à nossa maneira, dentro dos possíveis”, disse outro careto de Podence.

Uma chancela que prova a resiliência de um povo e que enche estes mascarados de orgulho, refere António Carneiro, presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence. “É um grande orgulho para esta aldeia que conseguiu preservar esta tradição ao longo de séculos, e chegou ao de XXI. É também um grande orgulho para toda a região de Trás-os-Montes e para Portugal. Foi assinalar, acima de tudo, e manter a chama desta tradição viva, que é muito nossa e que vamos conseguir levar até às gerações vindouras. A pandemia veio trazer uma nova motivação, e ao invés de nos virarmos mais para o exterior, viramo-nos mais para Podence, que é a aldeia mais colorida de Portugal e mais mediática, conseguindo atrair visitantes de Norte a Sul do país. Fica o desafio para quem nunca veio a Podence que o faça no próximo Entrudo Chocalheiro, que queremos acreditar que será uma realidade”.

Dois anos que foram excelentes para o território, considera o vice-presidente da autarquia de Macedo, Rui Vilarinho. “Foram excelente para o território, para a comunidade de Podence, acima de tudo, e para o concelho de Macedo de Cavaleiros. Foi um prémio pelo trabalho desenvolvido por estas gentes ao longo de tantos anos, com muito esforço e dedicação, e estão todos de parabéns. A autarquia está cá para ajudar a alavanca ainda mais tudo o que é nosso, e é com enorme orgulho e vaidade que temos de estar perante deste conceito diferenciador a nível nacional e internacional, que é termos a aldeia mais colorida e icónica do país”.

Daqui a quatro anos, a UNESCO fará uma avaliação ao selo atribuído a esta tradição.

Até lá, os mascarados continuam a gozar da distinção mundial, com esperança de que a pandemia deixe que já em 2022, a festa do Entrudo Chocalheiro possa acontecer nos moldes habituais.

Escrito por Onda Livre (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário