Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Câmara de Carrazeda de Ansiães oferece produtos locais a famílias do concelho

 Apoiar a economia local e, ao mesmo tempo dar um “mimo” às famílias, em tempos tão desafiadores, este é o propósito da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães que, por estes dias, com o apoio das juntas de freguesia, está a distribuir caixas de “Boas Festas” por todos os agregados residentes no concelho.
A ideia nasceu em 2020, em plena pandemia, numa altura de algum desânimo e muita incerteza. Um ano passou e, ainda que as consequências da pandemia na Saúde Pública estejam mais leves, o contexto persiste.

“Entendemos que devíamos repetir o agrado, foi uma iniciativa bem recebida, carregada de simbolismo, conseguimos distribuir um pouco de alegria e também dar algum apoio aos produtores locais”, explica o presidente do Município, João Gonçalves.

A ideia fez eco, dentro e fora do concelho, vista com um forte sinal de incentivo à economia local. “Todos os produtos da caixa de Boas Festas são produtos da nossa terra, aqui produzidos e transformados. Queremos também dar o exemplo e servir, de alguma forma, de inspiração para que neste período de troca de presentes, os carrazedenses possam optar por produtos locais”, argumenta.

A distribuição começou neste fim-de-semana, nos dias 11 e 12 de dezembro, e continua no próximo fim-de-semana, nos dias 18 e 19 de dezembro.

As cerca de 2700 caixas de Boas Festas representam investimento na ordem dos 30 mil euros e são adquiridas pelo município. A distribuição é feita em colaboração com cada uma das juntas de freguesia do concelho.

Esta medida beneficia toda a comunidade, mas, em especial, as padarias, pastelarias e os produtores locais que tiveram quebras significativas de vendas resultantes dos constrangimentos provocados pela pandemia.

Sorteio de 3 Cabazes de Natal pelos consumidores no comércio local

Face à situação de pandemia que ainda condiciona a atividade comercial, a Câmara Municipal a Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães decidiu ainda incentivar as compras no comércio local, organizando um sorteio de 3 Cabazes de Natal, com produtos, adquiridos localmente, no valor de 250 euros cada. Assim, todos os consumidores que entre os dias 10 e 31 de dezembro façam as suas compras nos estabelecimentos comerciais do concelho, habilitam-se ao sorteio, que acontece no dia 6 de janeiro de 2022, Dia de Reis.

De acordo com o regulamento, por cada 15 euros de compras, o consumidor tem direito a um cupão para participar, podendo acumular até o máximo de 20 cupões diários.

O consumidor, ao fazer as suas compras, deve pedir fatura com nome e número de contribuinte, e é com estas faturas, verificadas e validadas por um técnico municipal, que lhe são atribuídos os respetivos cupões, que o próprio consumidor coloca na tombola do sorteio, colocada na Loja Interativa de Turismo.

“Para além do prémio, que é apelativo, sentimos que a iniciativa chama a atenção para a necessidade de apoiar o comércio local, fundamental para a estabilidade económica do concelho, para a manutenção e criação de novos postos de trabalho”, argumenta o autarca, João Gonçalves.

A quadra festiva que atravessamos, com a reunião das famílias, com a tradicional troca de prendas, é propícia ao aumento das trocas comerciais. O município acredita que o sorteio do Cabaz de Natal pode ser um estímulo para que os residentes em Carrazeda de Ansiães façam as suas compras na sua terra.

“Para além do apoio à economia local há a questão da proximidade, da qualidade, da confiança, a amizade, atributos que encontramos no comércio local”, refere.

João Gonçalves espera que a população perceba a importância deste pequeno ato, que nas suas atitudes diárias compre mais no comércio local, fundamental para a vida económica e estabilidade social do município.

Sem comentários:

Enviar um comentário