Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Agrupamento Emídio Garcia recebe selo de Escola Amiga da Criança com projecto "Espantalho sem Cor"

 O Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, em Bragança, foi distinguido com o selo Escola Amiga da Criança.


A iniciativa é da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, e reconheceu ao projecto denominado “O Espantalho Sem Cor”.

A actividade surgiu nas aulas de área de expressões do curso de animações sócio-cultural. O coordenador do projecto, Acácio Pradinhos, explica que o objectivo foi levar a iniciativa além dos cursos profissionais e envolveu crianças de várias escolas do pré-escolar e primeiro ciclo, bem como a utentes de 11 instituições de Solidariedade Social, a quem foi pedido que decorassem um molde de um espantalho.

“Fomos contar a história do espantalho sem cor que, na altura que estava a ser construído, disse ao mestre que não queria ser pintado, para ele dizer às crianças: ‘pintem-me, se faz favor!’ Resultado desta iniciativa, quase 1000 espantalhos fantásticos, todos eles diferentes”, referiu.

Os trabalhos resultaram numa exposição que pôde ser vista ao longo do passado mês de Junho no mercado municipal.

O objectivo do projecto foi promover a criatividade dos mais novos numa altura dominada pelas restrições da pandemia.

“Não podemos esquecer que este projecto surgiu num contexto pandémico que ainda estava a influenciar todas as iniciativas das escolas e da câmara, Mesmo assim, penso que este boneco mágico despoletou toda a liberdade criativa das crianças que estava aprisionada e impedida de se manifestar. Além de ser um projecto artístico, é um projecto profundamente afectivo”, sublinhou.

A iniciativa desenvolveu-se no ano lectivo passado mas vai ter continuidade este ano.

“Ficaram muitas crianças de fora, o Espantalho sem Cor terá uma segunda edição, vamos tentar juntar o maior número de espantalhos , com estas características e vamos concorrer ao Livro do Guiness”, adiantou Acácio Pradinhos.

O projecto artístico e afectivo envolveu já centenas de crianças de Bragança numa altura de pandemia. A actividade valeu ao agrupamento Emídio Garcia a distinção, pela primeira vez, com o selo Escola Amiga da Criança, na quinta edição da iniciativa. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário