Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Bragança quer fazer do novo pastel Brigantino o doce típico local

 As pastelarias de Bragança foram desafiadas a criar um novo atrativo gastronómico e o resultado foi o pastel Brigantino apresentado hoje com a aspiração de se tornar no primeiro doce típico local.


Ao desafio da câmara municipal responderam 10 pastelarias com 13 propostas analisadas em provas cegas que elegeram aquele que foi nomeado o pastel Brigantino, designação já registada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

O bolo obedece às condições definidas pela autarquia, confecionado com produtos locais, como o mel, a castanha e o azeite e, segundo garantem os responsáveis, “devido aos produtos utilizados e ao método de fabrico, a durabilidade do pastel Brigantino é superior à de um bolo convencional".

Acresce ainda que nas análises nutricionais “constatou-se que apresenta baixo teor de gorduras saturadas, uma vez que a gordura usada é o azeite” e “o valor nutricional é elevado, pois é preparado com farinha de castanha e com mel biológico do Parque Natural de Montesinho”.

As autoras do eleito foram as pasteleiras do estabelecimento D. Dinis, que vão partilhar a receita com as restantes pastelarias, onde o bolo estará à venda em Bragança.

Trata-se de um pastel de massa folhada e creme com castanha no topo que resultou de “várias experiências” que foram fazendo com os produtos que o município pedia, como explicou Alda Reigadas.

O pastel tem como base o mel, farinhas de castanha e amêndoa e azeite, o que “faz com que fique mais húmido e consistente e tenha mais durabilidade”, segundo Fátima Dias.

O desafio foi lançado às pastelarias, em 2018, pela autarquia “no sentido de criar um produto que fosse representativo daquela que é a identidade de Bragança, de acordo com o presidente Hernâni Dias.

A câmara assegura a promoção e marketing e vai adquirir 100 “Brigantinos” para que as próprias pastelarias possam oferecer e dar a provar aos clientes.

Nas comemorações do dia da cidade, a 20 de fevereiro, será o próprio município a oferecer o pastel a todos os convidados da sessão solene.

A autarquia espera que este doce se venha a tornar “num bolo identitário de Bragança” e a fazer parte da tradição local.

Sem comentários:

Enviar um comentário