Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 23 de março de 2022

Festival da Alheira com desconto para provar o típico enchido de Mirandela

 O Festival Gastronómico da Alheira de Mirandela regressa no fim de semana ainda com algumas restrições da pandemia de covid-19, mas de novo nas ruas da cidade transmontana e com descontos para provar o típico enchido.


Entre sexta e domingo há feira no Parque do Império, junto ao rio Tua, canoagem, animação, gastronomia e atividades de divulgação da conhecida alheira com Indicação Geográfica Protegida (IGP), que só no concelho de Mirandela movimenta 30 milhões de euros por ano e dá emprego diretamente a cerca de 700 pessoas em cozinhas regionais, mas sobretudo nos 12 grandes produtores e fábricas.

O evento associa-se também ao programa anual “Fins de Semana Gastronómicos” do Turismo do Porto e Norte de Portugal, com nove restaurantes locais a proporcionarem aos clientes apreciar a alheira e outras iguarias locais com desconto de 10% e uma oferta para reservas efetuadas no âmbito deste programa.

Segundo o município, que organiza o festival junto com a associação comercial, este é formato encontrado para celebrar e promover o enchido num evento que conta 23 anos e que, em 2021 foi realizado nas plataformas digitais, devido à pandemia.

Ainda com “algumas restrições em vigor e recomendações de avisada prudência quanto a grandes aglomerações de pessoas”, a organização preparou “um conjunto diversificado de atividades” para o fim de semana dedicado àquela que é considerada uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa.

O propósito é proporcionar “animação e conhecimento aos distintos públicos e contribuir para a dinamização da economia local, numa altura em que milhares de visitantes fazem de Mirandela ponto de paragem obrigatório”.

O rio Tua recebe o Campeonato Nacional de Canoagem durante o fim de semana do festival em que a alheira movimenta o comércio e a comunidade local com iniciativas como um 'workshop' sobre o enchido destinado aos alunos do 1.º ciclo, em colaboração com a Escola Profissional de Carvalhais.

A comunidade internacional da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela (EsACT-IPB)) é chamada também para o evento, numa tarde (sexta-feira), no Museu da Oliveira e do Azeite, com um 'storytelling' sobre a alheira e degustação de produtos locais.

Sábado e domingo, a alheira estará presente no local habitual de eleição, no Parque do Império, com demonstrações culinárias e o fim de semana é ainda animado por arruadas pela cidade com conjuntos tradicionais de caretos, concertinas e gaitas de foles, além de um espetáculo pirotécnico noturno e atuações musicais.

Foto: AP

Sem comentários:

Enviar um comentário