Sandra Valdemar explicou que a maior oferta de emprego é direccionada para a construção civil e restauração, mas há poucas pessoas interessadas. “A taxa de desemprego no distrito de Bragança é das mais baixas do país. A dificuldade está exactamente nas áreas que são procuradas, que são as mesmas em Bragança, em Lisboa ou no Algarve. Tem havido a dificuldade em algumas áreas como a construção civil e a restauração porque temos poucas pessoas inscritas”.
Actualmente o Centro Emprego de Bragança tem 34 vagas de emprego.
Quem também marcou presença na feira foi o Brigantia Ecopark. O Parque de Ciência e Tecnologia que acolhe cerca de 70 empresas, tem 10 vagas de emprego para oferecer. De acordo com Alex Rodrigues, do Brigantia Ecopark, a oferta direcciona-se para pessoas qualificadas. “Neste momento, temos cerca de 312 colaboradores, associados a 70 empresas, que trabalham no mercado internacional. Estas empresas estão à procura de mão de obra qualificada. Estamos a falar de pessoas com licenciatura, mestrado ou, no caso do laboratório colaborativo, doutoramento”.
Beatriz Silvestre foi uma das jovens que passou pelo stand do Brigantia Ecopark. Veio do Brasil e está à procura estágio em engenharia ambiental. Admite que não tem sido fácil. “Não é fácil tem sido difícil. Vou mandar o curriculum para o Brigantia Ecopark porque lá há várias oportunidades”.
52 empresas e instituições marcaram presença na Feira de Emprego, Educação e Solidariedade de Bragança. Uma forma de dar a conhecer as ofertas de trabalho no concelho de Bragança, disse o vice-presidente da câmara de Bragança, entidade organizadora. Paulo Xavier adiantou ainda que foi nos últimos anos que surgiram mais emprego. “2014 a 2020 foi o maior período de criação de emprego no concelho de Bragança. Estamos na falar dos 1400 postos de trabalho, o que é muito bom para o nosso concelho. Agora, também estamos a ver a nova zona industrial já com um pulsar forte. Vamos ver o que vai acontecer”.
A Feira de Emprego, Educação e Solidariedade de Bragança começou ontem e decorre ainda durante o dia de hoje na Praça Camões.
Sem comentários:
Enviar um comentário