Saída de campo. Fotografia Palombar. |
Foi o próprio Jardim de Infância que fez a proposta à Palombar para organizar esta atividade que decorreu em Picões, no concelho de Alfândega da Fé, e que consistiu numa caminhada e numa observação à distância do Campo de Alimentação para Aves Necrófagas (CAAN) gerido pela organização nessa localidade.
Curiosos e atentos, os mais pequenos revelaram grande interesse por estas aves, que ficaram a conhecer de perto e tiveram a oportunidade de as observar a planar sobre o rio Sabor. Conseguiram ver grifos e britangos, duas espécies de abutres emblemáticas da região. Mas não ficaram por aqui, também viram, desde um ponto de observação elevado, o momento em que foi dado alimento a estas aves no CAAN de Picões pelos técnicos da Palombar.
Desenho de um dos alunos. Fotografia DR. |
As crianças aprenderam sobre as espécies de abutres que há em Portugal, as suas características, ecologia e ameaças que enfrentam. Depois da realização da visita, e já em contexto escolar, as crianças foram desafiadas pelas educadoras a expressar, através de desenhos, como foi esta experiência única de descoberta, no próprio território, destas espécies com "poderes especiais".
Conhecer, ver e contactar com estas aves desde pequeninos é essencial para que as novas gerações comecem, desde a infância, a valorizar a biodiversidade presente na sua região e a ter uma atitude pró-ativa em prol da sua conservação e proteção. Afinal, serão eles os guardiões, no futuro, destas espécies.
Louvamos a iniciativa e motivação do Jardim de Infância do Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé, a quem agradecemos por nos terem lançado este desafio de organizar uma saída de campo como esta, com crianças desta idade, que de pequenas só têm o tamanho, pois revelaram um grande interesse, curiosidade e vontade de descobrir e explorar a biodiversidade do local onde vivem.
Sem comentários:
Enviar um comentário