Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Deputados do PS organizam sessões entre população e governantes para “região ser ouvida” por quem decide

 Os dois deputados do PS eleitos por Bragança, Sobrinho Teixeira e Berta Nunes, vão organizar um ciclo de sessões denominadas Agenda para o Território, que pretende juntar num mesmo momento representantes da sociedade transmontana e governantes para discutir as prioridades para o Nordeste Transmontano no próximo quadro comunitário.


A primeira dessas sessões decorre já na próxima quarta-feira à tarde, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.

“Acontece dentro do que deve ser a atividade parlamentar dos deputados da região, que lutem por dar voz à região e trazer os decisores políticos a ouvir as pessoas da região e assumir compromissos relativamente ao futuro.

Pretende-se organizar uma série de eventos, que hão de cobrir diversos temas como a agricultura, ambiente, saúde, economia social, infraestruturas, demografia. Há um conjunto de temas que achamos que são importantes discutir.

Da minha experiência enquanto governante e parlamentar, percebemos que quem decide muitas vezes não tem o conhecimento sobre aquilo que as pessoas da região pensam”, explicou Sobrinho Teixeira ao Mensageiro.

O deputado pretende “estimular o debate, que será aberto a todos”, para além de “ouvir o que as pessoas pensam na região e eles [governantes] assumirem o compromisso de execução”.

Nesta primeira sessão estarão presentes a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

“O primeiro tema é a iniciativa empresarial e a forma como os fundos públicos devem gerar economia da região.

Há uma série de empresas convidadas que procurarão dizer qual deveria ser o caminho e a orientação que estes fundos comunitários deveriam ter e ser canalizados para que mais empresas se fixem na região e as empresas existentes possam ter mais investimento.

Este parece-nos um tema preponderante. Tem de ser dado cada vez mais espaço à iniciativa privada para gerar mais riqueza.

Nesse painel, para além das empresas, há a opinião da ciência e da inovação, das autarquias”, explicou ainda Sobrinho Teixeira.

O objetivo será organizar um evento destes por mês, passando pelos vários concelhos do distrito de Bragança.

O início da sessão está marcado para as 14h30 e o primeiro debate será moderado por Jorge Nunes, antigo presidente da Câmara de Bragança.

Haverá um momento para as empresas partilharem as suas preocupações, bem como representantes do setor da investigação e inovação.

O presidente da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, Jorge Fidalgo, e a presidente da Câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues, também participam.

AGR

Sem comentários:

Enviar um comentário