Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Vimioso: Apresentação do livro “Máscaras rituais de Portugal – Entrudo de Santulhão”

 O presidente da Assembleia da Academia Ibérica da Máscara, Roberto Afonso, apresentou no dia 14 de agosto, o livro “Máscaras rituais de Portugal – Entrudo de Santulhão”, com o intuito de dar a conhecer esta tradição cultural, tão caraterística do povo de Santulhão.


A apresentação da obra ocorreu na freguesia de Santulhão e contou com a presença da vereadora da cultura do município de Vimioso, Carina Lopes e do presidente da freguesia, Jorge Gonçalves.

Segundo o autor, Roberto Afonso, o livro está ilustrado com fotografias e textos sobre a tradição do Carnaval, em Santulhão.

“A obra inclui alguns testamentos lidos no culminar do grandioso cortejo que acontece a cada Terça-feira de Carnaval”, explicou.

E na segunda parte do livro, são apresentadas imagens de todas as coleções do autor.

“São máscaras, fragmentos dos trajes e acessórios usados nas festas, com a identificação que cada uma representa, a data e a localidade em que ocorrem, as características das máscaras e os respetivos artesãos e artistas”, explicou.

O livro “Máscaras rituais de Portugal – Entrudo de Santulhão” resultou da exposição que esteve patente na Casa da Cultura de Vimioso, entre 29 de outubro de 2021 e 31 de janeiro de 2022, na qual foi dado destaque ao Entrudo celebrado na localidade de Santulhão, pertencente ao concelho de Vimioso.

Na dita exposição estiveram representadas mais de 40 festas, sendo que 30 eram do nordeste transmontano, mais concretamente dos concelhos de Vinhais, Bragança, Vimioso, Miranda do Douro, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros e Mirandela.

Sobre o significado das máscaras, o investigador disse na altura que a máscara é uma marca distintiva da cultura popular no nordeste transmontano.

Segundo o colecionador, “o esconder-se atrás de uma máscara permitia cometer excessos e subverter as normas e o poder instituído.”

Outro aspeto nas máscaras que desperta o interesse do professor Roberto Afonso é o lado artístico destes objetos.

“Há máscaras de madeira, de lata, de couro e de vários materiais”, indicou.

Para o investigador, uma exposição de máscaras é também um roteiro das festas ou rituais com mascarados que existem em Portugal, como é o caso do Entrudo de Santulhão.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário