Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Caminhadas e fins de semana gastronómicos: seis meses de agenda preenchida em Macedo

 Autarquia do Nordeste Transmontano apresenta um conjunto de iniciativas que visam promover o território, o Geopark Terras de Cavaleiros e produtos da região


São seis meses de muita atividade no Município de Macedo de Cavaleiros e onde a promoção do território e dos produtos endógenos é o mote central. As atividades arrancam já nos dias 22 e 23 de outubro com a Feira da Amêndoa e dos Produtos da Terra, na aldeia da Amendoeira. Mas o prato forte é servido no início de novembro, de 4 a 6, com o arranque dos fins de semana gastronómicos.

Promovidos pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e pelo Geopark Terras de Cavaleiros, a iniciativa visa promover a gastronomia local e os seus produtos mais autênticos. “Queremos criar aqui dinâmicas de turismo gastronómico que representem uma mais-valia para os empresários do concelho, pois são já muitas as pessoas que vêm de longe, incluindo de Espanha, para provar o que se faz na nossa cozinha”, diz o presidente da autarquia, Benjamim Rodrigues.

O primeiro fim de semana será dedicado à castanha, seguindo-se, de 8 a 11 de dezembro, o Fim de Semana Gastronómico do Azedo, um dos produtos do fumeiro transmontano, feito à base da massa de alheira, mas sem o alho. “Trata-se de um produto que tem vindo a ganhar um destaque muito interessante no panorama nacional e que é já referência gastronómica em alguns restaurantes de Macedo de Cavaleiros”, explica Benjamim Rodrigues.

E como o rigoroso inverno transmontano convida a comida de conforto, segue-se logo em janeiro, de 13 a 15, a Rota das Casulas e do Butelo, um prato que combina um enchido feito com ossinhos do espinhaço e costela de porco, com um feijão seco com casca que, depois de demolhado durante várias horas, é cozido juntamente com o enchido, na água da segunda cozedura deste.

E porque a gastronomia é um dos grandes atrativos do concelho, o cartaz prossegue com a Rota do Javali, de 26 a 29 de janeiro, o Festival do Grelo, entre 17 e 21 de fevereiro e, a finalizar, o Cabrito à Mesa, nos dias 7, 8 e 9 de abril.

E com tanto e tão variados pratos a irem à mesa, o melhor mesmo é pensar em atividades que ajudem a desgastar aquelas calorias adicionais. A pensar na saúde de todos, a autarquia e o Geopark Terras de Cavaleiros irão promover, em paralelo, o Festival das Caminhadas. Também ao longo de seis meses estão previstas seis caminhadas pelo território. “É uma das formas de promover um território que conta com a chancela do estatuto de Geoparque Mundial da UNESCO”, sustenta Benjamim Rodrigues.

As caminhadas estão agendadas para os fins de semana de 12 e 13 de novembro, 17 e 18 de dezembro, 21 e 22 de janeiro, 18 e 19 de fevereiro e 18 e 19 de março. O autarca recorda que “o concelho tem paisagens lindíssimas e pontos históricos e geológicos únicos, que valem mesmo a pena serem descobertos”.

Mas a agenda macedense para os próximos meses tem mais ofertas. Até final do ano, está prevista a realização de quatro edições do Mercado de Produtos da Terra, iniciativa realizada em conjunto com a Associação Comercial de Macedo e que pretende ajudar os produtos do concelho a escoarem os seus produtos.

Com duas edições mensais, o Mercado regressa ao Parque Municipal de Exposições já a 6 de novembro, repetindo-se depois no dia 20 do mesmo mês e a 4 e 18 de dezembro. “Temos produtos hortícolas, de pecuária, do nosso fantástico fumeiro, bem como compotas, mel e doçaria tradicional”, frisa Benjamim Rodrigues.

Para lá da Feira da Amêndoa e dos Produtos da Terra, na aldeia da Amendoeira, a 22 e 23 de outubro, o concelho de Macedo de Cavaleiros vai ainda contar com as VIII Jornadas Micológicas da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Vale Padrinhos, no dia 5 de novembro. Uma iniciativa dedicada aos cogumelos e cujo dia finda com a realização da maior Açorda no Pote com cogumelos.

Nesse mesmo fim de semana, também a aldeia de Corujas recebe a promoção de um importante produto endógeno do concelho: a castanha. Nos dias 5 e 6 de novembro, o GPS dos amantes deste fruto está direcionado para o concelho de Macedo de Cavaleiros, para mais uma edição da Feira da Castanha.

“É muito importante ver o concelho com todo este dinamismo, com a realização destas feiras e mercados, que são resultado da conjugação das vontades de várias instituições que têm colocado os seus esforços na promoção do território, do que de melhor aqui se produz e na criação de eventos que ajudem a dinamizar as aldeias e, claro, o próprio concelho”, sustenta Benjamim Rodrigues.

Sem comentários:

Enviar um comentário