Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Conferência Internacional reúne profissionais do setor agroalimentar em Bragança

 A sessão de encerramento da Conferência Internacional contou com a presença e participação da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Professora Isabel Ferreira, do Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Luís Pais e do Membro da Comissão Organizadora e Científica da Conferência, Alexandre Gonçalves.


“A Dieta Mediterrânica envolve um conjunto de competências, conhecimentos, práticas e tradições. Assim, como podemos inovar na Alimentação Tradicional Mediterrânica, introduzindo novos produtos, processos e ainda manter o nosso Património Cultural Imaterial da Humanidade?”

Foi sobre este mote, lançado por Lilian Barros do CIMO-IPB – Centro de Investigação da Montanha do Instituto Politécnico de Bragança, que decorreu a Conferência Internacional “Innovation in Mediterranean Traditional Foods: novel products and processes”, nos dias 13 e 14 de outubro, em Bragança.

Promovida pelo MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação e pelo CIMO-IPB, esta conferência reuniu investigadores, empresas do setor agroalimentar e consumidores e contou com mais de 50 participantes, oriundos de 7 países da região do mediterrâneo, tais como Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Turquia e Israel.

O evento proporcionou a discussão e partilha de conhecimento e experiências entre vários atores do setor, em particular nas fileiras: farinhas e massas, análogos de laticínios, refeições prontas a comer / prontas a cozinhar, à base de leguminosas e frutos secos.

O congresso, contou ainda com três sessões plenárias que abordaram a investigação realizada nas fileiras em discussão, seis palestras que apresentaram resultados de inovação em novos produtos e processos, nove comunicações orais onde foi possível partilhar experiências e conhecimento entre o setor empresarial e a comunidade científica e ainda vinte e quatro comunicações em poster.

A sessão de encerramento da Conferência Internacional contou com a presença e participação da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Professora Isabel Ferreira, do Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Luís Pais e do Membro da Comissão Organizadora e Científica da Conferência, Alexandre Gonçalves.

O encerramento do evento ficou marcado pelo momento de networking, onde se puderam degustar produtos de base vegetal, bem como protótipos desenvolvidos no âmbito do Projeto Europeu “LocalNutLeg – Developing innovative plant-based added-value food products through the promotion of LOCAL Mediterranean NUT and LEGUME crops”. Este foi o projeto que impulsionou a organização desta conferência, que conta com parceiros de 8 países e visa desenvolver produtos alimentares ligados à cultura gastronómica mediterrânica que providenciem o máximo de nutrientes e compostos bioativos e simultaneamente promover a dieta mediterrânica.

O MORE CoLAB em colaboração com o CIMO – IPB e a SORTEGEL, parceiros do projeto, encontram-se a desenvolver dois novos produtos à base de castanha como alternativa ao seu consumo em fresco, proporcionando a sua integração em novos mercados e a valorização no que se refere à sazonalidade.

O projeto conta com um investimento total superior a 2 milhões de euros e é financiado pelo PRIMA (Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica), impulsionado pelo programa europeu H2020.

Sem comentários:

Enviar um comentário