Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Encontro de Cinema Ambiental e Rural 2022

 A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) e a Associartecine vão pormover esta sexta-feira e sábado, dias 21 e 22 de outubro, em Vimioso, a IV edição do Encontro de Cinema Ambiental e Rural, com a projeção de três filmes: “O lado negro do azeite”, “Terra” e “Alcarrás”.


Segundo Miguel Nóvoa, da Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA), este encontro cinematográfico permite adquirir uma visão global do problema da ruralidade e de problemas comuns como é a desertificação humana.

“Não é apenas no interior de Portugal que temos os problemas do despovoamento e da falta de pessoas na agricultura. A projeção destes filmes é uma oportunidade única para ter conhecimento de que estes problemas também existem noutras regiões do país e do mundo”, disse.

Na sexta-feira, dia 21 de outubro, no auditório da Casa da Cultura de Vimioso vão ser exibidos os filmes: “O lado negro do azeite”, de Pedro Rego & Sandra Coias; e o filme “Terra”, de Hiroatsu Suzuki & Rossana Torres.

« “O lado negro do azeite” é um documentário de 30 minutos que aborda o tema da poluição da indústria de extração de bagaço. No filme retrata-se o caso de uma aldeia no Alentejo afetada pela contaminação de uma fábrica que faz a queima do bagaço da azeitona.”, explicou.

Para Miguel Nóvoa, este tema merece muita atenção, dado que atualmente se equaciona a instalação de uma fábrica destas na nossa região, mais concretamente em Carviçais, pelo que é oportuno refletir sobre a intensificação da agricutlura na região.

O segundo filme a ser exibido é “Terra”, uma obra realizada pelo japonês Hiroatsu Suzuki e pela portuguesa Rossana Torres, que retrata a realidade de um dos últimos produtores de carvão, no Alentejo.

No dia seguinte, sábado, dia 22, no auditório do PINTA – Parque Ibérico de Natureza e Aventura de Vimioso, vai ser apresentado o já premiado filme “Alcarrás”, de Carla Simón.

O flime retrata um drama familiar numa vila rural da Catalunha (Espanha) e aborda o tema da sustentabilidade da agricultura tradicional.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário