Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Município de Bragança vai candidatar-se à Rede de Cidades Criativas da Unesco na categoria “Gastronomia”

 A Rede de Cidade Criativas foi criada, em 2004, e procura desenvolver a cooperação internacional entre cidades que identificam a criatividade como um factor estratégico para o desenvolvimento sustentável


O presidente da câmara, Hernâni Dias, na apresentação da candidatura, na sexta-feira, salientou a importância da entidade, considerando-a uma “mais-valia para dar visibilidade aos territórios.

“Temos uma riqueza gastronómica assinalável, temos também outro tipo de infra-estruturas culturais, patrimoniais, que nos ajudam a valorizar a candidatura e o objectivo é sermos cada vez mais competitivos. Entendemos que esta candidatura pode ajudar imenso a desenvolver o território, quer do ponto de vista turístico, quer do ponto de vista económico”, sublinhou.

Para além disso, há ainda outros projectos associados à candidatura, nomeadamente a criação de um Museu da Gastronomia Transmontana, numa perspectiva de valorização de Bragança e de toda a região.

Sendo a região transmontana composta por uma gastronomia rica e diversa, a candidatura de Bragança promete não se cingir apenas a um prato, mas sim “à criatividade”.

“Esta rede não pressupõe o trabalho de um determinado prato ou de uma determinada ideia de gastronomia. Há aqui um conceito que é fundamental para esta rede, que é a criatividade”, frisou.

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO tem por objectivos a promoção e fortalecimento das indústrias culturais a nível local e a cooperação activa a nível internacional.

Actualmente, a rede integra 295 cidades membro desta Rede, das quais 9 são portuguesas. Na área da gastronomia, à qual Bragança é candidata, existem 49 cidades.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Daniela Parente

Sem comentários:

Enviar um comentário