Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 5 de fevereiro de 2023

Parque do Vale do Tua promove festival que junta paisagem, desporto e cultura

 O Parque Nacional Regional do Vale do Tua vai receber, ao longo deste ano, um festival que junta paisagem, desporto, património e cultura e que será a “iniciativa mais significativa” das comemoração dos 10 anos daquela estrutura, foi hoje anunciado.


Em comunicado, a organização refere que o Tua Walking Festival, apresentado hoje, tem como ponto de partida os percursos pedestres daquele parque nacional e vai percorrer os concelhos de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor, no distrito de Bragança, alternadamente, em cinco fins de semana.

“Tendo como ponto de partida a realização de uma caminhada, num dos percursos pedestres homologado, é a forma de promover o turismo sustentável, juntando a paisagem à atividade desportiva, ao património e cultura, à gastronomia e aos vinhos, a toda a economia local”, explica no texto o diretor do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT), Artur Cascarejo.

O evento, pensado em 2019 mas adiado por causa da pandemia, foi agora “melhorado” e assume-se como a “iniciativa mais significativa das comemorações” dos 10 anos do PNRVT.

“Criámos as infraestruturas, estruturámos o produto, temos todas a condições para o promover. Com este Festival, que propõe sempre um fim de semana de atividades, queremos habituar as pessoas a vir e ficar no Tua, pelo menos dois dias”, salienta o responsável.

Em diferentes fins de semana da dita “época baixa”,  o Tua Walking Festival, lê-se, “apresenta-se como uma alternativa de animação do território e de combate à sazonalidade da procura turística.”.

O evento dinamiza as 12 Pequenas Rotas de percursos perdestes do PNRVT, “todas elas homologadas e com manutenção permanente, o que dá segurança e confiança aos caminhantes”.

Desenhado pela empresa de Turismo de Natureza PortugalNTN, em estreita colaboração com cada um dos municípios envolvidos, o evento envolve toda a comunidade local: “Em cada concelho a empresa procurou envolver atividades que acrescentem valor, que sejam geradoras de receitas locais”, salienta a organização.

O Tua Walking Festival começa em Vila Flor, nos dias 11 e 12 de março, com um Seminário sobre a importância do pedestrianismo no ordenamento e promoção dos territórios, reconhecido e certificado como uma Ação de Curta Duração (ACD) e como uma ação de Formação Contínua para renovação do Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD).

No fim de semana de 29 e 30 de abril, o Festival acontece no município de Murça e inclui “atividades ligadas à promoção dos produtos locais com maior identidade”, como o azeite, vinho e doces conventuais.

O certame continua nos dias 20 e 21 de maio em Carrazeda de Ansiães, onde se preparam atividades culturais capazes de acrescentar valor ao potencial natural e paisagístico do território e iniciativas ligadas à promoção da maçã, do vinho e do azeite e outros produtos locais.

A 23 e 24 de setembro o Festival segue em Mirandela com “uma visita guiada ao Céu”, numa iniciativa de astroturismo.

Por fim, o encerramento do Festival acontece nos dias 7 e 8 de outubro no município de Alijó que irá promover 'workshops' diversos, desde o saber fazer da aldeia, ao teatro e cantares e também visitas guiadas a alguns locais de interesse.

JCR//LIL
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário