Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

QUEM ERA NICOLAU?

Por: Humberto Pinho da Silva 
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")

No início dos anos trinta, do século passado, vendia-se pelas feiras, brinquedo em madeira recortado e articulado, representando homem, geralmente pintado a cores garridas. Tinha um cabo que, empurrado pela criança, fazia o homem pedalar. Chamava-se: " NICOLAU"
Quem era Nicolau?
Poucos se recordam do famoso ciclista, cujo nome saltava com admiração e espanto, de boca em boca, no início dos anos trinta, do século passado.
Todos queriam ser como o Nicolau... Crianças e muitos adultos.
José Maria Nicolau, nasceu a 18 de outubro de 1908, no Cartaxo.
Aos vinte anos, representava o Carcavelos, nas provas de ciclismo. Depois o Benfica. Venceu várias competições, tornando-se ídolo nacional.
Mas, inesperadamente, após ter participado no Circuito Marechal Carmona, em setembro de 1939, retirou-se para a terra natal, tornando-se comerciante.
Vindo a falecer em 1969, quando, a guiar seu carro, sofreu violento acidente.
A Câmara do Cartaxo, quis homenagear o ilustre conterrâneo, dando o seu nome a rua da cidade.
Eduardo, filho de Nicolau, tentou seguir a carreira ciclista; assim como o neto, emigrante em França, mas sem grande sucesso.
Aqui está, em poucas linhas, o motivo por que o popular brinquedo, que alegrou muitas crianças de outrora, foi " batizado" com o nome de "Nicolau.

Humberto Pinho da Silva
nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA. Foi redactor do jornal: “NG”. e é o coordenador do Blogue luso-brasileiro "PAZ".

Sem comentários:

Enviar um comentário