Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Câmara de Vinhais apoia cerca de 100 doentes oncológicos com transporte gratuito para tratamentos, consultas e exames

 Quase uma centena de doentes oncológicos do concelho de Vinhais recorre ao transporte gratuito do município para irem a consultas ou fazer tratamentos no IPO


O apoio da câmara surgiu em 2014, mas há cada vez mais as pessoas a usá-lo, adianta o autarca, Luís Fernandes. “Neste momento, estamos a transportar, claro que em alturas diferentes, cerca de 100 pessoas, para o IPO do Porto, que é onde vai a maioria. Já chegamos a mandar mais do que um carro para fazer esse transporte”.

O apoio custa ao município cerca de 80 mil euros por ano. Embora Luís Fernandes admita ser um gasto considerável para a autarquia, reconhece a importância que tem para os doentes. “Apesar de serem custos muito grandes para o município, é um serviço que não vamos deixar de fazer porque é importante tendo em conta o contexto de muita gente não ter outra forma de fazer os tratamentos, não ter acesso a consultas e outros exames, se não fosse com o transporte que o município presta”.

O transporte é feito praticamente todos os dias. Os utentes são recolhidos pelas aldeias e levados até ao Porto. O autarca destacou ainda o trabalho que é feito em termos sociais. “É o município a assegurar esse tipo de apoio e também temos graves lacunas ao nível do transporte público, o que torna a vida das pessoas mais complicada e é verdade que este é um apoio em que os motoristas acabam por ter aqui um papel de ajuda a nível social pois ajudam, quer no IPO, quer durante a viagem”.

O presidente da câmara quer ainda que sejam atribuídos mais meios de diagnóstico ao centro de saúde da vila e que seja alargado o tempo de funcionamento, visto que está aberto apenas até às 22h.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário