Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Projeto Diabo da Sé apresentado na Mascararte

 Chama-se Diabo da Sé e é um projeto que saiu da edição deste ano da Mascararte, a bienal da Máscara, que se realizou em Bragança no final da semana passada.


Trata-se de um projeto que está já em execução. “Pode ter impacto muito positivo no que toca ao apelo ao envolvimento dos mais jovens naquilo que é a preservação desta marca identitária, não quebrando o elo com a tradição mas pondo a tradição com uma abordagem mais contemporânea.

É um projeto do José Pedro, do Miguel Moreira e da Susete, que pegou no ritual da Morte, Diabo e Censura, cruzando com os Diabos de Vinhais, cruzando com a construção plástica da máscara da Aveleda, de Varge, juntamente com a de Podence e Bemposta e criaram esta figura mágica e única, que é o Diabo da Sé, que pretende trabalhar várias componentes como o desenho animado, a literatura infantil, criando uma narrativa partindo de pressupostos existentes noutros rituais, e também aparecendo outros conceitos novos como a educação ambiental.

Vamos partir para a construção da narrativa juntamente com as escolas, com escritores de renome e tem pernas para andar. Partindo de Bragança para o território e para o país”, explicou a vereadora Fernanda Silva. A responsável fez, por isso, “um balanço positivo” da Mascararte. “Este ano era uma temática muito diferenciadora, as personagens femininas no território de Trás-os-Montes e província de Zamora, valorizando e refletindo sobre o papel da mulher na continuidade destes rituais e, atualmente, qual o papel da mulher na preservação, na continuidade destas tradições e desta marca identitária e no surgimento de artesãos.

António G. Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário