Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE PRISÃO PARA DUAS ARGUIDAS DO CASO “GOTA D’ ÁGUA”

 O Jornal de Noticias adianta, este domingo, que o Ministério Público (MP) “requereu prisão preventiva e prisão domiciliária, respetivamente, para a diretora e uma analista do Laboratório Regional de Trás-os-Montes”, sediado no complexo do Cachão, em Mirandela, entidade que está no epicentro da Operação Gota d’Água. Em causa está a falsificação e adulteração de centenas de análises de águas, incluindo para consumo humano.


Ainda segundo o mesmo jornal, para os restantes outros 17 arguidos detidos pela Polícia Judiciária de Vila Real, na quarta-feira, entre eles o vereador do Município de Vila Flor e três funcionários das autarquias de Mirandela, Vila Flor e Alfândega da Fé,  “foram pedidas medidas de coação de proibição de contactos, suspensão das funções e proibição de frequentar instalações ligadas ao controlo da qualidade de água para consumo e de águas residuais”.

O Juízo de Instrução Criminal do Porto já libertou aqueles 17 arguidos, na passada sexta-feira e amanhã vai anunciar as medidas de coação de todos os 19 detidos.

O Jornal de Notícias acrescenta que, para o MP, há “um claro perigo de continuação da atividade criminosa por parte de todos os arguidos”, pois há anos que desenvolvem esta prática, mostrando “despreocupação” com as consequências para a população. Agora que o processo é do conhecimento dos arguidos, há também o “sério risco de perturbação do inquérito e perigo para a conservação da prova” e o condicionamento de depoimentos de testemunhas fundamentais.

O JN cita o MP, dizendo que a arguida Toniette da Cruz usaria a sua qualidade de diretora do laboratório para “forçar, obter e obrigar os outros membros” no sentido pretendido, intervindo em todo o processo criminoso. 

Quanto à analista Teresa Teixeira, o JN refere que para o MP todas as amostras passavam por si, dando o destino final de cumprimento a todas conforme o desejo e as ordens de Toniette da Cruz.

Jornalista: Fernando Pires

Sem comentários:

Enviar um comentário