Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Lançado em breve o concurso público para a instalação de internet fixa em todo o interior do país

 O estudo feito pelo Governo e a ANACOM concluiu que há 451 mil casas, empresas e propriedades sem rede banda larga


A informação foi avançada pela secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira. “Haverá um despacho meu e do secretário de Estado da Digitalização que dará alguns dias à entidade que vai lançar o concurso para o fazer, uma vez que isto decorrerá em todas as regiões de Portugal continental e das duas regiões autónomas irá lançar este concurso formalmente. É um consorcio de entidades entre as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e os dois governos das regiões autónomas”.

O investimento global vai rondar os 425 milhões de euros. Na região Norte, o financiamento com fundos comunitários será de 50%. O restante será suportado pelas empresas que vencerem o concurso. Dentro de dois anos, 75% das zonas brancas identificadas terão que ter internet. “Terá que estar concluída em três anos embora 75% do esforço terá que ser feito nos dois primeiros anos”.

A instalação da banda larga tem que estar concluída em três anos. Foi ainda lançada a plataforma geo.anacom onde as pessoas podem ver a cobertura de rede em cada local. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário