Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Base de Apoio Logístico inaugurada em Vila Flor

 O concelho de Vila Flor e todo o Nordeste Transmontano estão a partir de agora mais seguros com a nova Base de Apoio Logístico inaugurada no passado sábado


O novo espaço será, a partir de agora, uma mais-valia que permitirá o parqueamento de viaturas dos Bombeiros Voluntários de Vila Flor, com salas apetrechadas para instruções e formações dos operacionais.

Carlos Fernandes, presidente da Associação de Bombeiros, fala de um sonho concretizado. “Esta inauguração foi o culminar de um sonho. Há vários anos que andávamos a lutar por este espaço, porque não tínhamos condições no quartel existente onde, por exemplo, as viaturas já começavam a ser vandalizadas devido à falta de espaço para as guardar”.

Trata-se de um investimento municipal na ordem dos 700 mil euros que, para o autarca local, Pedro Lima, vai permitir que Vila Flor seja um concelho central no que à Proteção Civil diz respeito. “Vila Flor já está no centro de várias conotações viárias, nomeadamente a IC5, a IP2 e também não dista muito da A4. Agora, a Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Flor tem também aqui um ponto de formação e de prontidão para os operacionais. Somos agora um ponto chave de Proteção Civil no Nordeste Transmontano”.

O presidente da câmara municipal, relembrou ainda que Proteção Civil não é apenas incêndios e que esta Base de Apoio Logístico é também uma valência útil e bem localizada para acolher pessoas perante um cenário de catástrofe natural.

Por sua vez, Duarte da Costa, presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que marcou presença na cerimónia inaugural, relembrou que aquela tipologia de investimentos e de instalações permite, sobretudo, uma maior flexibilidade nas opções de colocação de pré-posicionamentos de forças. “Esta tipologia de instalações permite sobretudo termos maior flexibilidade nas opções de colocação de pré-posicionamentos de forças. Tendo mais opções podemos atempadamente colocar no território, em dias de maior risco, grupos de combate a incêndios pré-posicionados para que, caso seja necessário, não terem que se deslocar de mais longe para aturar com prontidão e maior eficácia num cenário de incêndio florestal”.

Trata-se da segunda Base de Apoio Logístico no distrito de Bragança, no entanto, Duarte da Costa sublinha que há espaço para a criação de muitas mais, consoante o trabalho feito pelos municípios.

No programa de sábado, com vários momentos cerimoniais que integravam a programação de homenagem à Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Flor destacava-se a inauguração da Base de Apoio Logístico, presidida pelo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, que acabou por não marcar presença na cerimónia.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Daniela Parente

Sem comentários:

Enviar um comentário