O novo espaço será, a partir de agora, uma mais-valia que permitirá o parqueamento de viaturas dos Bombeiros Voluntários de Vila Flor, com salas apetrechadas para instruções e formações dos operacionais.
Carlos Fernandes, presidente da Associação de Bombeiros, fala de um sonho concretizado. “Esta inauguração foi o culminar de um sonho. Há vários anos que andávamos a lutar por este espaço, porque não tínhamos condições no quartel existente onde, por exemplo, as viaturas já começavam a ser vandalizadas devido à falta de espaço para as guardar”.
Trata-se de um investimento municipal na ordem dos 700 mil euros que, para o autarca local, Pedro Lima, vai permitir que Vila Flor seja um concelho central no que à Proteção Civil diz respeito. “Vila Flor já está no centro de várias conotações viárias, nomeadamente a IC5, a IP2 e também não dista muito da A4. Agora, a Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Flor tem também aqui um ponto de formação e de prontidão para os operacionais. Somos agora um ponto chave de Proteção Civil no Nordeste Transmontano”.
O presidente da câmara municipal, relembrou ainda que Proteção Civil não é apenas incêndios e que esta Base de Apoio Logístico é também uma valência útil e bem localizada para acolher pessoas perante um cenário de catástrofe natural.
Por sua vez, Duarte da Costa, presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que marcou presença na cerimónia inaugural, relembrou que aquela tipologia de investimentos e de instalações permite, sobretudo, uma maior flexibilidade nas opções de colocação de pré-posicionamentos de forças. “Esta tipologia de instalações permite sobretudo termos maior flexibilidade nas opções de colocação de pré-posicionamentos de forças. Tendo mais opções podemos atempadamente colocar no território, em dias de maior risco, grupos de combate a incêndios pré-posicionados para que, caso seja necessário, não terem que se deslocar de mais longe para aturar com prontidão e maior eficácia num cenário de incêndio florestal”.
Trata-se da segunda Base de Apoio Logístico no distrito de Bragança, no entanto, Duarte da Costa sublinha que há espaço para a criação de muitas mais, consoante o trabalho feito pelos municípios.
No programa de sábado, com vários momentos cerimoniais que integravam a programação de homenagem à Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Flor destacava-se a inauguração da Base de Apoio Logístico, presidida pelo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, que acabou por não marcar presença na cerimónia.
Sem comentários:
Enviar um comentário