quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Do que tenho saudades…


 
Dos momentos passados, da frase que pintei naquela parede nos idos de 70, do que disse na altura e que chocou os que não estavam habituados ao contraditório. Dos meus amigos e das minhas amigas. Dos que já partiram mas continuam presentes e que nem que o dia-a-dia os esqueça, que não eu, os sonhos fazem regressar.
Tenho saudades dos que já não consigo ver com os olhos. Quem não deixou “coisas” por dizer? Quem não ficou sem ouvir coisas que gostaria de ter ouvido, ou não?
Tenho saudades dos meus filhos, pequenitos, a saltar para cima de mim ensonado no sofá. Tenho saudades quando a minha filha me provou que eu ressonava quando deixava descair a minha cabeça no sofá. Que falta de respeito. Onde andará esse filme, nunca mais o vi mas recordo-o. Quanto te riste minha filha com a surpresa que mostrei quando o vi. Contra factos não há argumentos.
Tenho saudades de quando um dia, na varanda, olhei para baixo e vi o meu filho a pegar numa bicicleta, sem nunca ter pegado numa… um trambolhão para o lado esquerdo, outro trambolhão para o lado direito… e siga em frente. Fiquei abismado. Rai´s  partam no garoto. A dona da bicicleta ofereceu-lha de seguida (é verdade).
Tenho saudades de os ter na parte de trás do Portaro a caminho das Arribas do Douro. Será que fiz bem? Será que gostaram, ao invés de verem desenhos animados, que também viram, irem passar os fins de semana a ver Grifos, Águias, Cegonhas… a conhecerem a nossa terra e as nossas gentes… Áh… e a comerem as "majestosas" merendas que sempre nos acompanhavam feitas pela Gena.

Tenho saudades de tantas coisas.

Não tenho saudades…

Não tenho saudades nenhumas de ter visto e continuar a ver, gente sem caráter a “comandar” as nossas terras a nossa Nação..
Começam pelas associações… por todas desde a mais pequena à maior. Por norma metem lá uns “robot´s” sem vontade própria. Depois arranjam uns tachos à rapaziada. Depois partem para estruturas mais ambiciosas.
Depois COMPRAM alguns espécimes nas nossas aldeias para se candidatarem a cargos autárquicos.  Depois nós… mudamos de canal e vamos à cama... e metemos o boletim do euromilhões.  Descascamos uns amendoins e bebemos uma cerveja....
Depois, quando damos (quem dá) por ela, estamos colonizados.
Não faria mal nenhum se fossem bons.

O Comandante dos pretorianos tem que ser, a seguir, presidente do futebol clube do já te vi-te?
As instituições/associações, estão a ser dominadas por meia dúzia de pessoas. Vão alternando os lugares mas sempre monopolizando o movimento associativo. Óbvio que o objetivo é político e agregador. Dominam as pequenas e grandes instituições, conseguem empregos aos acólitos e condicionam os votos.

DEMOCRACIA? Tá bem… vai ali que eu já venho.

No meio deste lixo todo há gente boa e dedicada às causas? Claro que há e eu conheço alguns.

Adiantou alguma coisa este rascunho? Para mim adiantou. Já é vício.

Beijos e abraços.

HM

Sem comentários:

Enviar um comentário