Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 21 de novembro de 2023

Mogadouro assinou protocolo para formação dos agentes turísticos do concelho

 O município de Mogadouro e a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego assinaram hoje um protocolo para implementar no concelho o programa Formação + Próxima, destinado a empresários do setor turístico, hotelaria, restauração e comércio.

“Este protocolo nasce da necessidade de formação e atualização constante das pessoas ligadas ao atendimento ao público como é o caso da restauração, os serviços, os produtores locais, para melhorar aquilo que se oferece e todos os serviços em si”, explicou à Lusa a vereadora do município de Mogadouro, Márcia Barros.

A responsável autárquica acrescentou ainda que foi feito um levantamento junto dos mais diversos setores de atividade, no qual responderam mais de 60 interessados.

“As ações de formação a desenvolver são determinadas com base num diagnóstico inicial de necessidades e interesses realizado junto do público-alvo. Em Mogadouro, a fase de diagnóstico terminou a 10 de novembro, tendo sido obtida a participação de mais de 70% dos empresários dos setores alvo”, indicou a autarquia.

Este diagnóstico foi realizado através de uma ferramenta digital que permite aferir conclusões quase imediatas sobre as ações a priorizar, horários mais adequados para as aulas e uma estimativa do número de formandos em cada ação.

“Deste modo, será possível desenhar um plano de formação direcionado para a realidade dos empresários e dos trabalhadores do setor do turismo no concelho de Mogadouro, o que, certamente, vai contribuir de forma muito positiva para os resultados do projeto, em horário pós laboral”, disse Márcia Barros.

Já o coordenador da formação contínua da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego, Américo Mário Rodrigues, explicou que uma das ideias é colocar escolas de formação direcionadas para os ativos locais nomeadamente na área do turismo.

“O que pretendemos é capacitar os agentes locais para um grau de exigência cada vez maior que os turistas têm. Se soubermos cativar e receber este público-alvo para o património local, conjuntamente com os municípios, só assim é podemos atrair pessoas para o interior do país para este setor económico”, vincou o responsável.

A Escola de Turismo Douro - Lamego pertence ao Ministério da Economia e desenvolve a sua ação com cursos de Nível IV e V dos cursos de Técnicas de Cozinha e Pastelaria, Técnicas de Restauração e Bebidas, Gestão Hoteleira - Alojamento, Gestão Hoteleira Restauração e Bebidas; Gestão de Produção de Cozinha e Gestão de Produção de Pastelaria.

FYP//LIL
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário