Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Bombeiros da região precisam de dormir melhor e ter mais cuidado com a inalação de poluentes

 Os bombeiros da região foram estudados para tentar perceber qual é a sua qualidade de sono e a exposição aos poluentes dos incêndios florestais


Um projecto pioneiro no distrito, apresentado, ontem, no Politécnico de Bragança. De acordo com a investigadora Simone Morais, do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Porto, o estudo concluiu que os operacionais precisam de dormir melhor e ter mais cuidado na inalação dos poluentes. “É preciso rever e ajudar os nossos profissionais a melhorar a qualidade do sono, a sua actividade física, de forma a que isso tenha impacto na saúde, e também alguns resultados que avaliámos que têm a ver com o facto de ficar provado que os nossos bombeiros estarem expostos a muitos poluentes, existentes no ar, no combate a incêndios, alguns deles considerados poluentes prioritários, que podem ter alguns impactos na saúde”.

O objectivo do estudo é alertar os bombeiros para cuidados que podem ser adoptados, de modo a que o combate aos incêndios florestais tenha menos impacto na sua saúde. Um deles é não tirar o equipamento antes do fogo estar totalmente apagado. “Um chamar à atenção dos bombeiros, nomeadamente tentar reduzir essa exposição, não facilitar, ou seja, não retirar, por exemplo, o equipamento individual, em fase de rescaldo, porque continua a haver emissão de alguns compostos. Deve-se fazer a limpeza de pele, porque pode haver absorção através da pele, limpeza do material, evitando a contaminação cruzada dentro dos quartéis”.

O projecto foi desenvolvido em parceria com o IPB e a Protecção Civil.  O comandante sub-regional da Protecção Civil das Terras de Trás-os-Montes, Noel Afonso, salientou a importância do estudo para saber o estado das corporações e é o ponto de partida para tomar decisões. “Há estratégias que não têm um custo directo associado, estão muito dependentes da mudança de hábitos. São todas estas ferramentas que terão que se desenvolver daqui para a frente e a partir deste estudo que suporta outro tipo de tomada de decisões”.

O estudo teve por base análises de urina, sangue e saliva dos bombeiros, mas também amostragem de ar. As primeiras conclusões foram ontem apresentadas.

O projecto tem o financiamento da Fundação para Ciência e Tecnologia e começou em 2020.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário