De acordo com o engenheiro agrónomo da Agrovimioso, Daniel Ramos, as ações de formação em “Modo de Produção Biológico” decorrem ao longo de 50 horas, em regime misto (tardes, noites e aos sábados) nas instalações da Agrovimioso, no auditório do pavilhão multiusos e na freguesia de Vimioso.
“Em Vimioso, estão a decorrer quatro formações, com a participação de 76 agricultores dos concelhos de Vimioso, Miranda do Douro e de Bragança. O objetivo é que os agricultores possam conciliar as atividades agrícolas com a formação”, justificou.
Daniel Ramos acrescentou ainda que esta formação é obrigatória de modo a cumprir as condições do programa de financiamento e o regulamento específico n. 6 da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR),
“Em 2024, os agricultores que já iniciaram ou pretendam iniciar a agricultura em modo de produção biológico têm que adquirir formação até dezembro de 2023”, indicou.
A formação é promovida pela Agrovimioso, uma entidade prestadora de serviços aos agricultores do concelho de Vimiso, cujas instalações estão localizadas na rua Abade Baçal, nº 7, R/C esquerdo, sala 2, em Vimioso. Cabe à Regibio, como entidade formadora certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), ministrar a formação em “Modo de Produção Biológico”.
“O ‘Modo de Produção Biológico’ consiste num sistema de práticas agrícolas mais amigas do ambiente, em que se limita ao máximo a utilização de produtos químicos na agricultura e de antibióticos na pecuária», explicou.
Com a aquisição de conhecimentos e competências em agricultura biológica e a posterior implementação destas práticas, os agricultores têm a possibilidade de submeter candidaturas a apoios extraordinários no Pedido Único (PU).
“A produção em agricultura biológica exige a certificação por parte de uma empresa que ateste o cumprimento das normas de qualidade”, adiantou.
O curso é obrigatório para o cumprimento do compromisso de formação específica, homologada para a conversão para a agricultura biológica, no âmbito das Medidas Agro e Silvo Ambientais.
Destinatários
Os destinatários desta formação são os agricultores que pretendam obter formação específica homologada para a conversão para a Agricultura Biológica e outros ativos, empregados e desempregados que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/ atualizar conhecimentos e competências nesta temática
Objetivos
Reconhecer as técnicas aplicadas no modo de produção biológico.
Executar as operações culturais de preparação, manutenção e fertilização do solo, proteção das plantas, rega e colheita, segundo os princípios do modo de produção biológico.
Executar as operações de maneio alimentar, sanidade, bem-estar animal e de produção, segundo os princípios do modo de produção biológico.
Reconhecer as normas de controlo e de certificação.
Conteúdos programáticos
Fertilidade e fertilização do solo
Introdução ao modo de produção biológico (MPB)
Proteção das plantas
Modo de produção biológico de produtos agrícolas de origem vegetal
Modo de produção biológico de animais e de produtos de origem animal
Acondicionamento e comercialização
Controlo e certificação em MPB
Conversão para o MPB
Avaliação
Requisitos
Idade: ≥18 anos.
Escolaridade mínima obrigatória de acordo com a idade, atestada através do Certificado de Habilitações.
Requisitos de acordo com as condições do programa de financiamento e o regulamento específico n. 6 da DGADR.
Metodologia / Avaliação / Certificação
A metodologia utilizada é ativa, centrada no participante, com recurso a diversas técnicas de formação tais como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de caso, trabalho individual e de grupo, privilegiando-se a interação entre o grupo.
A avaliação é realizada mediante atividades que podem assumir a forma de testes, exercícios ou trabalhos individuais e em grupo, a aplicar ao longo do curso.
Entregue Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho aos formandos que concluírem com aproveitamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário