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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Cartazes das casas comerciais de Bragança

 O documento do mês desvela uma série de cartazes alusivos às casas comerciais existentes em Bragança, onde estavam estrategicamente colocados na cidade para a sua divulgação, tendo como objetivo a promoção dos seus produtos e serviços, em suporte de papel fixado de maneira que a sua visibilidade fosse eficaz e visível em lugares públicos, com a finalidade de divulgar um determinado produto, serviço ou até mesmo conceito ideológico.
Podemos afirmar, que os cartazes promocionais transmitem informações de um modo visual, o que está diretamente ligado ao facto de que eles também servem como uma forma de valorizar o plano estético, ou seja, ajudam a manter a identidade visual do negócio na consciência do consumidor numa motivação plena pela novidade na linguagem e na imagem.

Os cartazes tem um peso cultural e histórico, daí a sua importância como marca espaço-temporal e “modus operndi” da comunidade transmontana.

Estes cartazes aqui apresentados possuem em si uma linguagem clara e objetiva prescindindo da imagem, onde está patente uma elegância irrepreensível nas palavras, sendo o proprietário a surgir em primeiro plano, enumerando os produtos e serviços que a sua casa vendia. Veja-se a expressão “O colossal sortido” num dos cartazes da Loja Nova de Marcolino Videira .

Alguns destes cartazes estão assinados e datados por Francisco Manuel Alves, mais conhecido como Abade de Baçal, e neles reconhecemos a nossa história e identidade.


Fonte: Arquivo Distrital de Bragança

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