Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Miranda do Douro é palco de festival gastronómico com cinco chefes de cozinha

 Cinco chefes de cozinha vão confeccionar raças autóctones e castanha, num festival que pretende promover a gastronomia, a cultura e acima de tudo a região


Sábado e domingo, Miranda do Douro vai ser palco do Meating. A inovação e a tradição de mãos dadas, nas refeições confeccionadas, sempre com animação musical.

“Quatro chefes vão trabalhar as raças autóctones da região, conta também com um chefe que vai trabalhar a castanha, um produto icónico da nossa gastronomia, e conta com quatro concertos colaborativos entre artistas locais, que curiosamente cantam em mirandês e artistas nacionais de estilos completamente diferentes”, salientou Pedro Cepeda, da organização.

Óscar Geadas, Diogo Rocha, Michele Marques, Marcelo Dias e Eurico Castro serão os responsáveis por aconchegar o estomago dos mirandeses e visitantes.

O chefe Marcelo Dias, natural de Miranda do Douro, escolheu cozinhar uma das pratas da casa, o cordeiro da raça churra galega mirandesa. Admite que será um desafio e que apresentará um prato inovador. “A ideia será tirar o maior proveito do animal, para não haver desperdícios. Penso que vai ser uma mistura como nunca ninguém viu na zona, a ideia é fazer uma coisa inovadora. Vamos trazer um bocado da América do Sul”, explicou.

Será ainda confeccionado o porco bísaro, o bovino mirandês e a churra galega serrana. O objectivo é divulgar produtos de qualidade.

Para o vice-presidente da Câmara de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, esta é mais uma estratégia de promoção. “Não estamos só a promover o território, estamos também a promover as nossas raças autóctones, a nossa música, a nossa cultura, tudo o que temos de melhor. Como vamos receber milhares de visitantes promove sempre a economia local”, frisou.

O festival gastronómico Meating decorre este fim-de-semana, entre as 12h e as 2h, com entrada livre, junto à catedral de Miranda do Douro. Conta ainda com concertos, animação e mercado criativo.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário