Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Naso: Burro de Miranda é cada vez mais procurado para o turismo rural

 No dia 6 de setembro, realizou-se o V Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda, um evento que este ano contou com a participação de 43 criadores e 78 animais e segundo a organização, esta raça autóctone está a ser muito procurada para atividades como a agricultura biológica ou o turismo rural.


O V Concurso da Raça Asinina de Miranda foi organizado pela Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA), contou com o apoio do município de Miranda do Douro e teve como principal objetivo homenagear os criadores da raça asinina de Miranda.

Recorde-se que antigamente, pela grande afluência de pessoas à Festa do Naso – que este ano decorreu no fim-de-semana de 6, 7 e 8 de setembro – este evento festivo era uma oportunidade de encontro e de trocas comerciais. E o dia 6 de Setembro estava reservado à compra e venda de animais, entre os quais os burros.

Em 2002, a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) recuperou esta antiga tradição e começou a organizar o concurso, com o intuito de preservação, valorização e divulgação da raça asinina de Miranda.

De acordo com o secretário técnico da raça asinina de Miranda, Miguel Nóvoa, atualmente, há uma média de 100 a 120 nascimentos por ano, o que assegura o futuro desta raça autóctone.

“Este ano, felizmente, há muitas explorações com burras que estão prenhes ou grávidas de seis meses, nove meses, um ano e portanto prestes a parir. Por esta razão, os criadores optaram por não as trazer ao concurso”, disse.

Miguel Nóvoa informou ainda que, atualmente, os Burros de Miranda são muito procurados em todo o país para fins como a agricultura biológica, o turismo rural, os passeios de carroça e pedestres, entre outras atividades.

Sobre o concurso, o secretário técnico da AEPGA, informou que tem por objetivo avaliar o estado atual da raça asinina de Miranda e proporcionar aos criadores a oportunidade de mostrarem os seus animais.

O município de Miranda do Douro é um dos promotores do Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda. O vice-presidente, Nuno Rodrigues, informou que o município apoia os criadores com os tratamentos da sanidade animal, na desparazitação e no incentivo à reprodução.

“Em 2023, o município de Miranda do Douro começou a atribuir prémios à reprodução ou recria dos asininos. Com este incentivo, pretendemos aumentar o número de animais desta raça, que é uma marca cultural e turística da nossa região”, informou o vice-presidente do município, Nuno Rodrigues.

Tendo em consideração a idade avançada da maioria dos criadores, Nuno Rodrigues, sublinhou a importância de incentivar os jovens a dedicarem-se à atividade pecuária e mais concretamente à criação de Burros de Miranda.

“Na visita ao V Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda, o secretário de Estado da Agricultura, João Moura, anunciou um investimento de dois milhões de euros para as raças autóctones”, referiu.

Marco Meirinho Esteves, natural da aldeia da Granja, foi o grande vencedor no V Concurso da Raça Asinina de Miranda. Na sua exploração, o criador cuida de nove burros, que no dia-a-dia se alimentam-se de feno, palha e aveia.

“A criação dos burros de Miranda é uma herança familiar. Estes animais são mansos, dóceis e continuam a ser uma preciosa ajuda em trabalhos agrícolas, como nas lavras da horta, da vinha e produzem o estrume que é um ótimo fertilizante para a agricultura”, disse.


O V Concurso Nacional de Asininos de Miranda, que decorreu no recinto da feira do Naso, recebeu a visita de muito público. Maria João Gonçalves veio acompanhada da família e expressou admiração pela beleza do mundo rural e em particular pelas raças autóctones.

“Este concurso mostra que o interior de Portugal, para além da beleza das paisagens, tem coisas muito giras e interessantes para ver como é o Burro de Miranda”, disse.

O V Concurso Nacional de Asininos de Miranda foi uma iniciativa conjunta da Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) e do Município de Miranda do Douro, sob a orientação técnica da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário