Benjamim Rodrigues, presidente da câmara municipal de Macedo de Cavaleiros, destaca que está orgulhoso pelo reconhecimento, sobretudo, pelo trabalho que as equipas municipais têm desempenhado:
A minha reação é positiva, de orgulho e de gáudio, porque de facto as nossas equipas, fazem um trabalho exemplar e este é um reconhecimento nacional, com um lugar de destaque a nível das acessibilidades, nas praias de interior. É o primeiro prémio. Este é o reconhecimento do bom trabalho que se tem feito no município e pelas suas equipas.
É um Município inclusivo, acessível e preocupado, com a mobilidade e com a segurança.
Para já vão existir alguns melhoramentos na praia:
Nós temos que renovar algumas das cercas de madeira, circundantes à praia, que começam a estar degradadas e apodrecidas. E vamos fazer esta renovação, sempre em vista com a questão da segurança e das acessibilidades. Vamos ter uma preocupação acrescida, como todos os anos temos, para tornar a praia acessível a toda a gente. Neste momento, estão a ser realizados alguns melhoramentos, na época morta. Nomeadamente com as drenagens, para tornar os locais de permanência e de lazer com mais estabilidade e com mais condições.
O júri foi composto por representantes do Instituto Nacional para a Reabilitação, da Agência Portuguesa do Ambiente, do Turismo de Portugal, da Direção-Geral da Autoridade Marítima/Instituto de Socorros a Náufragos, da ABAAE – Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação e da entidade patrocinadora do Prémio, este ano a empresa IACESS Ortopedia.
Este prémio pretende estimular a implementação de boas práticas nas condições de acessibilidade e a eficaz comunicação ao público.
Para além do Município de Macedo de Cavaleiros, o primeiro prémio de praia costeira foi atribuído à Praia de Ribeira d’Ilhas, do Município de Mafra.
E ainda foi ainda atribuída uma Menção de Boa Prática à Praia de Buarcos do Município da Figueira da Foz.
Este ano aderiram a este programa 244 zonas balneares, em que, pelo quarto ano consecutivo, se registou o maior número de praias galardoadas desde a 1ª edição do programa em 2005.
Sem comentários:
Enviar um comentário