Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro fez queixa contra a Presidência da República, Assembleia da República e Governo no caso da Regionalização

 A Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, de Lisboa, tem no Tribunal Constitucional, na Procuradoria-Geral da República e Provedora de Justiça uma queixa contra a Presidência da República, Assembleia da República e Governo, acusando-os de não cumprir nem fazer cumprir um dos capítulos da constituição portuguesa, que é a criação das regiões administrativas.


Hirondino Isaías, presidente desta associação regionalista, com 120 anos de vida, explica o que fundamenta esta decisão de avançar para a justiça:

O líder da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro também responsabiliza o presidente da República e o Governo. Hirondino Isaías entende que se trata de um verdadeiro escândalo constitucional que se acentuou a partir de 2013 quando se extinguiram os governos civis:

Além de não criarem as regiões administrativas, o presidente da CTMAD acusa os políticos de esvaziar cada distrito de funções administrativas do Estado.

Já em 2023, a Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa fez chegar vários requerimentos às mais altas entidades institucionais do país sobre o assunto, mas não obteve resposta, pelo que decidiu avançar com as queixas em Portugal e também no tribunal europeu.

A Casa de Trás-os-Montes tem uma queixa contra o Estado por incumprimento da Constituição no caso da Regionalização.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Terra Quente)
Fotografia: Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário