Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 18 de novembro de 2025

Idosos isolados de Carrazeda de Ansiães já começaram a receber dispositivos da GNR para pedir ajuda em caso de emergência

 Projeto e-Guard serve pessoas sozinhas, isoladas ou vulneráveis disporem de um dispositivo que podem acionar para pedir ajuda à GNR


A câmara de Carrazeda de Ansiães e a GNR já começaram a distribuir os dispositivos e-Guard a pessoas do concelho sinalizadas como vulneráveis.

São, por norma, pessoas com idade avançada, que vivem sozinhas e que não têm vizinhos. 

Maria, de 87 anos, é uma delas. “Já uma vez caí aqui em casa. Lá andei de roda e depois levantei-me e fiquei muito mal dos ossos. Liguei à minha filha, que estava em Fafe, e veio-me buscar. Enquanto ela não veio sofri bastante”.

Segundo o presidente da câmara, João Gonçalves, a idosa recebeu o primeiro de 19 aparelhos e-Guard que estão a ser entregues nesta altura. “Vão ter a possibilidade de, em caso de necessidade, acionarem uma ajuda preciosa. É um dispositivo que está disponível 24h/dia e que pode trazer mais valias em termos de algum problema súbito de saúde ou em termos de segurança”. 

O e-Guard é um dispositivo que anda pendurado ao pescoço da pessoa e que têm um botão de emergência, com intercomunicador de alta voz e com sistema de georreferenciação, que faz uma ligação direta à sala de comando da GNR de Bragança, que funciona 24 horas por dia.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário