Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Carção: Antiga escola primária torna-se Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão

 O município de Vimioso obteve a aprovação de uma candidatura ao programa Portugal 2030, para a transformação da antiga escola primária de Carção, num Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).


O presidente da Câmara de Vimioso (PSD), António Santos, avançou que com esta aprovação vai ser possível transformar a antiga escola primária de Carção num CACI.

“Este novo equipamento é uma resposta social na área da deficiência no território do Planalto Mirandês que abrange, para além de Vimioso, os concelhos vizinhos de Mogadouro e Miranda do Douro, onde há uma certa carência deste tipo de equipamentos sociais”, vincou o autarca vimiosense.

O novo centro terá capacidade para 30 utentes, entre os seis e os 18 anos de idade, que tenham qualquer tipo de deficiência física ou cognitiva, em regime de ambulatório.

“Aqui serão desenvolvidos ao longo do dia várias atividades, que vão desde a culinária às artes e ao desporto, o que lhe poderá dar alguma autonomia no futuro sem estarem dependentes de terceiros, seja família ou cuidadores. Trata-se, assim, de um projeto de vida”, indicou António Santos.

O valor deste equipamento é de cerca de 1, 1 milhão de euros, sendo que o restante montante, para além do valor atribuído à candidatura, será suportado pelo município.

Agora este processo vai seguir os trâmites normais com aprovação do concurso público, lançamento do concurso e em abril o autarca espera que as obras tenham o seu início, com o final previsto para o primeiro semestre de 2027.

A antiga escola primária de Carção, no concelho de Vimioso, foi construída por um benemérito, também para fins sociais e educativos, que chegou a ser frequentada por 150 alunos.

O autarca de Vimioso, que também frequentou esta escola, disse que este CACI é uma forma mais atual de dar continuidade à vontade inicial, do benemérito, de apoiar quem mais necessita nas áreas sociais e educativas.

Ainda em Carção, junto à antiga escola primária estão a ser concluídas as obras de construção de seis residências autónomas, destinadas a pessoas com deficiência, com um custo de um milhão de euros, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

As seis residências destinam-se à autonomização e inclusão para pessoas portadoras de deficiências.

Fonte: Lusa | Fotos: HA

Sem comentários:

Enviar um comentário