Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

MIRANDELA PARTICIPA NA FASE PREPARATÓRIA DE NOVA REDE SOCIAL DISTRITAL

 Mirandela esteve representada na terça-feira, dia 10 de fevereiro, no Paço dos Távoras, numa reunião de trabalho dedicada à criação da “Bolsa de Acompanhantes de Maior Acompanhado” na comarca de Bragança, atualmente em fase de preparação.


A iniciativa, promovida pela Procuradoria da República da Comarca de Bragança, tem como objetivo reunir 12 autarquias do distrito, incluindo o Município de Mirandela, para apresentar e definir o documento que irá formalizar esta nova resposta social. O projeto visa apoiar pessoas adultas não institucionalizadas, residentes na área, que se encontrem em situação de vulnerabilidade e sem retaguarda familiar.

A sessão contou com a presença da Magistrada Coordenadora de Comarca, Dra. Filipa Araújo, que apresentou o enquadramento legal da medida e destacou a importância da articulação entre instituições para garantir soluções eficazes e ajustadas às necessidades de cada cidadão.

Em representação da autarquia de Mirandela, a Vereadora da Ação Social, Vera Preto, acompanhou os trabalhos e reafirmou a disponibilidade do executivo local para colaborar na implementação da medida no concelho.

Segundo os termos apresentados, caberá às entidades envolvidas organizar uma lista de cidadãos com perfil adequado para integrar a bolsa distrital. Os elementos selecionados terão de manter contacto próximo e regular com os beneficiários, promovendo o bem-estar, a recuperação e o pleno exercício dos seus direitos, sempre com atenção às circunstâncias específicas de cada caso.

Esta iniciativa destina-se sobretudo a pessoas idosas ou adultos em condição de fragilidade social que não disponham de suporte familiar, assumindo caráter não remunerado e fundamentando-se em princípios de solidariedade e responsabilidade social.

Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: CM Mirandela

Sem comentários:

Enviar um comentário