Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

CEREJA DE ALFÂNDEGA DA FÉ COM CERTIFICAÇÃO IGP

 A Cereja de Alfândega da Fé passa a ser um produto IGP, Identificação Geográfica Protegida.


O Despacho do Secretário de Estado da Agricultura sobre a decisão favorável a este pedido de registo pedido pela Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé foi hoje publicado em Diário da República.

 A decisão nacional confere proteção a nível nacional à denominação “Cereja de Alfândega da Fé” como IGP, com efeitos a partir de 3 de dezembro de 2025, data de apresentação do pedido de registo à Comissão Europeia.

Entende-se por IGP uma denominação que "identifique um produto originário de um local ou região determinados, que possua determinada qualidade, reputação ou outras características que possam ser essencialmente atribuídas à sua origem geográfica e em relação ao qual pelo menos uma das fases de produção tenha lugar na área geográfica delimitada", indica a informação veiculada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Atualmente, o distrito de Bragança tem nove produtos agrícolas e géneros alimentícios com este registo de IGP, sendo que sete são do concelho de Vinhais: A alheira, o butelo, a linguiça, o presunto bísaro, o salpicão a chouriça doce e o chouriço azedo. 

Há ainda a Alheira de Mirandela e a Amêndoa Coberta de Moncorvo. 

O décimo produto IGP do distrito brigantino passa a ser a Cereja de Alfândega da Fé.

Artigo escrito por Fernando Pires (jornalista)
Foto: Município de Alfândega da Fé

Sem comentários:

Enviar um comentário