Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Com os caretos à solta, Podence volta a celebrar o Entrudo

 O Entrudo Chocalheiro de Podence, classificado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, regressa à aldeia de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, entre os dias 14 e 17 de fevereiro de 2026. Durante quatro dias, a pequena aldeia transmontana transforma-se num palco vivo de tradição, cor e irreverência, atraindo milhares de visitantes nacionais e estrangeiros.


O presidente da Associação dos Caretos de Podence, António Carneiro, garante que o Carnaval deste ano mantém-se fiel à tradição reconhecida internacionalmente, sublinhando a importância de preservar a autenticidade da festa ao longo do tempo. O responsável refere ainda que as condições meteorológicas serão determinantes para o desenrolar do programa:

O programa é diversificado e pensado para públicos de todas as idades, cruzando tradição, cultura popular e experiências ligadas ao território. Caminhadas, desfiles de caretos, animação de rua e momentos gastronómicos fazem parte dos principais destaques:

Além dos desfiles, o Entrudo de Podence integra mercadinhos tradicionais, oficinas criativas como o “Pinta a Tua Máscara”, lançamento de livros infantis, caminhadas temáticas e várias iniciativas que valorizam os saberes e sabores locais. A gastronomia assume também um papel central, com almoços, jantares e noites gastronómicas em restaurantes aderentes.

No sábado, dia 14 de fevereiro, destaque para o desfile dos facanitos e para o Entrudo dos Namorados, à noite. No domingo, os caretos saem à rua em liberdade e é lançado o livro infantil “Vento Velhaco”. A segunda-feira fica marcada pelo pregão casamenteiro e pela Noite da Máscara Mágica, com um desfile enigmático. A festa encerra na terça-feira com o desfile das Marafonas, a Procissão da Queima e a tradicional Queima do Entrudo, na Eira do Careto:

O programa inclui ainda atividades na natureza, como passeios de barco na Albufeira do Azibo, e visitas a espaços emblemáticos da aldeia, como o Museu do Careto, a Eira do Careto, o Baloiço do Careto, os murais espalhados pela aldeia e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação:

O Entrudo Chocalheiro de Podence conta com o apoio da Associação dos Caretos de Podence, do Município de Macedo de Cavaleiros e da Junta de Freguesia de Podence. Com este envolvimento, a celebração mantém-se como uma afirmação viva da identidade transmontana, oferecendo quatro dias de festa onde tradição, cultura e comunidade caminham lado a lado.

Cátia Barreira

Sem comentários:

Enviar um comentário