Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Mais consultas, mais cirurgias: ULS do Nordeste melhora resposta à população

 Nas unidades hospitalares de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela, foram realizadas quase 127 mil consultas externas médicas, mais 7,8% do que em 2024. As consultas não médicas aumentaram ainda mais, com uma subida de 27%.


A Unidade Local de Saúde do Nordeste aumentou a atividade assistencial nos cuidados hospitalares e nos cuidados de saúde primários ao longo de 2025, registando uma melhoria global na resposta prestada à população do distrito de Bragança.

Nos cuidados hospitalares, a ULS do Nordeste registou um crescimento significativo no número de consultas e cirurgias programadas. Nas unidades hospitalares de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela, foram realizadas quase 127 mil consultas externas médicas, mais 7,8% do que em 2024. As consultas não médicas aumentaram ainda mais, com uma subida de 27%.

Também as cirurgias programadas registaram um acréscimo, tendo sido operados mais de 8300 doentes, o que representa um aumento de 6,1% face ao ano anterior. O Hospital de Dia acompanhou igualmente mais utentes, com quase 2400 doentes e mais de 9400 sessões realizadas.

Em 2025, os três hospitais da ULS do Nordeste registaram mais de 10300 altas de internamento. Já a hospitalização domiciliária envolveu 143 utentes, com mais de três mil visitas realizadas pelas equipas de saúde. Em sentido inverso, verificou-se uma redução de 3,6% nos atendimentos da urgência médico-cirúrgica.

Nos cuidados de saúde primários, os Centros de Saúde do distrito de Bragança também registaram um aumento da atividade. Ao longo de 2025 foram realizadas mais de 434 mil consultas médicas, um crescimento de 6,6%. Destaca-se o aumento das consultas presenciais, que subiram mais de 10%.

Cresceram igualmente as consultas descentralizadas de especialidade hospitalar nos Centros de Saúde, nomeadamente nas áreas de Medicina Interna e Psiquiatria, bem como as consultas não médicas, como Psicologia, Nutrição e Medicina Dentária. Os domicílios médicos e de enfermagem registaram aumentos expressivos, reforçando a proximidade dos cuidados prestados à população.

A ULS do Nordeste sublinha que estes resultados refletem o empenho e a dedicação dos seus profissionais e traduzem-se em mais e melhores cuidados de saúde, prestados com qualidade e segurança aos utentes do distrito de Bragança.

Escrito por Rádio Brigantia.
Foto: Saúdemais.tv
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário