Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira, Rui Rendeiro Sousa e Jorge Oliveira Novo.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Nova data da Mascararte será para manter

 A bienal da Máscara de Bragança - Mascararte, mudou de data devido à realização das eleições autárquicas, passando de novembro para a altura do Carnaval, e por lá se deve manter. Isso mesmo foi dito pela presidente da Câmara de Bragança, Isabel Ferreira, à margem da abertura da edição deste ano, a 12.ª, na passada quinta-feira.


“Inicialmente foi uma consequência do período eleitoral. Apanhou ali um momento de transição e não houve condições que assegurassem a realização da Mascararte. Mas, em conversa com os organizadores e os dinamizadores, também chegámos à conclusão de que fazia mais sentido manter este período e associá-lo precisamente a estas tradições de inverno. Por isso também alargámos a designação”, disse Isabel Ferreira.

A Mascararte incluiu uma exposição de máscaras de cinco países diferentes (Portugal, Espanha, Estados Unidos, México e Peru), com cerca de 80 exemplares, bem como palestras e a apresentação do catálogo da edição anterior, e a terceira edição do livro Inverno Mágico, de António Tiza, apresentado por Roberto Afonso.

“A reflexão que vai ser feita é justamente a valorização da máscara enquanto pertença dos povos que as mantêm. E esses povos são do Nordeste Transmontano, Castela-Leão, Galiza, América do Norte, Estados Unidos, o México e o Peru. Sendo certo que eles dão grande importância a estes rituais. Por exemplo, todos os estados do México têm pelo menos um grupo de máscaras em que os seus rituais, quase todos eles, são de máscaras dançantes”, explicou António Tiza.

AGR

Sem comentários:

Enviar um comentário