O presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago, afirma que o Carnaval, em Sendim, é “o melhor e mais antigo do planalto mirandês!”
“Os sendineses participam com muito entusiasmo nos festejos carnavalescos, sendo por isso um dia de muita diversão e brincadeira intergeracional. Dado que Sendim é uma vila agrícola, é tradição participar no desfile com os tratores enfeitados com sacas, toldos, alfaias e produtos agrícolas”, descreveu o autarca sendinês.
Todos os anos, o Carnaval, em Sendim, distingue-se pela criatividade, o humor e as brincadeiras e sátiras, inspiradas nos acontecimentos ocorridos na vila, ao longo do ano.
Na próxima terça-feira de Carnaval, dia 17 de fevereio, os festejos em Sendim começam às 14h30, com a concentração dos vários grupos “mascarados” no largo de São Sebastião. De seguida, os participantes no desfile dirigem-se para a praça central da vila, onde cada grupo vai apresentar-se à população, havendo prémios para todos os mascarados.
Após o desfile e as apresentações dos grupos, ao final da tarde (18h30), os festejos prosseguem com a encenação do “Enterro do Entrudo”. Este ritual inclui um cortejo fúnebre pelas ruas da vila até ao adro da igreja, onde vai ser queimado o Entrudo (um boneco de grandes dimensões feito de palha).
“O Enterro do Entrudo é uma tradição que estamos a recuperar graças ao saudoso Tio Alfredo Júlio, que nos transmitiu esta herança cultural. O “Entrudo” é um boneco, feito de palha, que após o julgamento e a leitura do testamento é-lhe realizado o cortejo fúnebre.”, explicou Luís Santiago.
O Carnaval em Sendim é um evento anual organizado pela freguesia local. A autarquia convida toda a população a juntar-se “ao vizinho, amigo e até ao inimigo e a divertirem-se juntos nos festejos carnavalescos”.
Carnaval ou Entrudo
A palavra "carnaval" provém do italiano “carnevale”, que significa a abstinência de carne durante os quarenta dias da Quaresma.
Já a palavra “Entrudo” deriva do latim “introitus” e significa “entrada” na Quaresma.
Por isso, o entrudo ou carnaval é um tempo de folia para ganhar ânimo para os quarenta dias de jejum, penitência e oração, até à Páscoa.


Sem comentários:
Enviar um comentário