Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Sendim: Carnaval com máscaras, sátiras e enterro do entrudo

 Na terça-feira de Carnaval, dia 17 de fevereiro, a vila de Sendim festeja o Carnaval, com o desfile de máscaras, as sátiras e o enterro do entrudo, tradições que animam a população e presenteiam todos os participantes mascarados com prémios.


O presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago, afirma que o Carnaval, em Sendim, é “o melhor e mais antigo do planalto mirandês!”

“Os sendineses participam com muito entusiasmo nos festejos carnavalescos, sendo por isso um dia de muita diversão e brincadeira intergeracional. Dado que Sendim é uma vila agrícola, é tradição participar no desfile com os tratores enfeitados com sacas, toldos, alfaias e produtos agrícolas”, descreveu o autarca sendinês.

Todos os anos, o Carnaval, em Sendim, distingue-se pela criatividade, o humor e as brincadeiras e sátiras, inspiradas nos acontecimentos ocorridos na vila, ao longo do ano.

Na próxima terça-feira de Carnaval, dia 17 de fevereio, os festejos em Sendim começam às 14h30, com a concentração dos vários grupos “mascarados” no largo de São Sebastião. De seguida, os participantes no desfile dirigem-se para a praça central da vila, onde cada grupo vai apresentar-se à população, havendo prémios para todos os mascarados.

Após o desfile e as apresentações dos grupos, ao final da tarde (18h30), os festejos prosseguem com a encenação do “Enterro do Entrudo”. Este ritual inclui um cortejo fúnebre pelas ruas da vila até ao adro da igreja, onde vai ser queimado o Entrudo (um boneco de grandes dimensões feito de palha).

“O Enterro do Entrudo é uma tradição que estamos a recuperar graças ao saudoso Tio Alfredo Júlio, que nos transmitiu esta herança cultural. O “Entrudo” é um boneco, feito de palha, que após o julgamento e a leitura do testamento é-lhe realizado o cortejo fúnebre.”, explicou Luís Santiago.

O Carnaval em Sendim é um evento anual organizado pela freguesia local. A autarquia convida toda a população a juntar-se “ao vizinho, amigo e até ao inimigo e a divertirem-se juntos nos festejos carnavalescos”.

Carnaval ou Entrudo

O Carnaval ou Entrudo antecede a Quarta-feira de Cinzas, que dá inicio à Quaresma.
A palavra "carnaval" provém do italiano “carnevale”, que significa a abstinência de carne durante os quarenta dias da Quaresma.
Já a palavra “Entrudo” deriva do latim “introitus” e significa “entrada” na Quaresma.
Por isso, o entrudo ou carnaval é um tempo de folia para ganhar ânimo para os quarenta dias de jejum, penitência e oração, até à Páscoa.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário