Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Águas Vivas: Confecção dos roscos para a festa de Nossa Senhora das Candeias

 A população da aldeia de Águas Vivas, no concelho de Miranda do Douro, inicia a 10 de fevereiro, a confeção dos roscos para ornamentar os ramos, uma tradição da festa em honra de Nossa Senhora das Candeias, que se celebra no sábado, dia 14 de fevereiro, com a missa solene seguida da procissão.


Em Águas Vivas, os preparativos para a festa começaram no passado dia 31 de janeiro, com a apanha das xaras (estevas), que são utilizadas para acender e aquecer os fornos da aldeia.

De 10 a 12 de fevereiro, a comunidade de Águas Vivas dedica-se à confecção dos roscos, os biscoitos tradicionais muito apreciados pelo público e que são um dos destaques desta festividade de inverno.

Depois das tarefas de amassar e cozer os roscos, na quinta-feira, dia 12 de fevereiro, realiza-se a montagem dos ramos (pequenos andores de madeira) ornamentados com os roscos, para o leilão que se realiza após a missa solene.

A festa propriamente dita começa na sexta-feira, 13 de fevereiro, com um arraial musical e o tradicional convívio dos “Perneiros”, os mordomos que vão transportar o andor de Nossa Senhora das Candeias.

No sábado, 14 de fevereiro, a festa em honra de Nossa Senhora das Candeias tem como principais momentos a celebração da missa solene, seguida da procissão e ao serão, o arraial, que este ano tem como destaque o concerto de “Cláudia Martins & Minhotos Marotos”.

Em Águas Vivas, a tradição da confecção dos roscos e a ornamentação dos ramos, na festa em honra de Nossa Senhora da Candeias está representada num monumento em granito, na principal rua da localidade.

Na Terra de Miranda, o ritual de oferenda dos roscos (tradicionalmente feitos com farinha, ovos, açúcar e aguardente ou aniz) existe em várias localidades e a sua origem está relacionada com o ciclo agrícola.

“Os roscos são ofertas a Deus, sendo mesmo benzidos pelos sacerdotes no decorrer da eucaristia. Os roscos são feitos com farinha de trigo e por isso simbolizam o pão, considerado um alimento essencial e garante da sobrevivência. As comunidades ao ornamentarem o andor com os roscos ou o pão, estão a agradecer a Deus pela colheita e a pedir a sua intercessão para o novo ano agrícola, que vai começar com a chegada da primavera”, explicou o etnógrafo, Mário Correia.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário