A suspensão das extensões de saúde é um atentado à população mais idosa.É a reacção do autarca de Quintanilha, em Bragança à decisão do Governo de encerrar todos os serviços que não estão informatizados.José Carlos Fernandes entende que se trata uma medida economicista. “Isso é uma desculpa de mau pagador.
É mais uma medida de restrição” afirma, acrescentando que “é um atentado às pessoas idosas que residem no mundo rural, que são as que mais precisam”. “Isto não se compreende quando um computador portátil poderia resolver o problema, era só instalar o programa” entende.
O presidente da junta lembra que a rede de transportes públicos não é a melhor para que os doentes passem a deslocar-se à sede de concelho para uma consulta.Situação que vai afectar também os utentes do lar de idosos da aldeia.“As pessoas mais idosas têm muitas dificuldades em deslocar-se à cidade, ainda por cima as pessoas que estão no lar têm um problema acrescido” lembra. “Isto acarreta custos para as pessoas que já têm poucos rendimentos”.O descontentamento estende-se ao autarca de Argoselo, em Vimioso.Francisco Lopes já pediu explicações à tutela mas manifesta-se disponível para informatizar a extensão de saúde.“A linha ainda não está colocada porque, em Março, pedi ao centro de saúde e ao ACES Nordeste que tipo de linha precisavam e até agora não tive resposta” revela.
O presidente da junta garante que se o médico não voltar à vila, a população sai à rua.“Espero que o assunto se resolva o mais rápido possível se não terei de passar isto para as mãos do povo.
Eles têm que defender os seus interesses” salienta.
Sobre este caso a ARS Norte diz que “já lançou o concurso com vista à aquisição do software para começar a ser utilizada a prescrição electrónica” nas unidades que ainda não o têm.
Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário